Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Veja como o feto na barriga da mãe "canta" quando ouve música

Estudo científico utilizando sistema de ecografia "4D" mostra como o bebé reage a estímulos musicais logo a partir das 16 semanas.


A partir de que momento da gestação começa o ser humano a ouvir? Até agora, pensava-se que tal acontecia no mínimo a partir das 18 semanas, havendo quem defendesse as 26 semanas como altura mais provável. Mas uma equipa de cientistas espanhóis concluiu que, afinal, mal o ouvido é formado, pelas 16 semanas, o feto começa a ouvir.
A pesquisa, realizada por investigadores da Universidade de Barcelona e do Instituto Marquès, também da capital catalã, foi publicada na revista especializada Ultrasound.Os cientistas transmitiram música a 106 fetos, entre as 14 e as 39 semanas de gestação, e observaram as suas expressões faciais através de ecografias 3D/4D.Observaram que fetos com apenas 16 semanas reagiam à música, mexendo a boca e a língua "como se estivessem a cantar", segundo descreve Marisa López.-Teijón, a chefe da pesquisa.A música foi transmitida de duas formas: através da barriga da mãe e por via vaginal. Neste último caso, 87% dos fetos reagiram ao som. E em metade destes, os movimentos que fizeram até acompanharam o ritmo da música.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.