Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

"Tecla Tónica" - Documentário + Concerto. 9 JUN, 21h30, TCA.

Estreado no festival Indielisboa, o documentário Tecla Tónica, vai agora entrar numa digressão de âmbito nacional. No dia 9 de Junho, Eduardo Morais, passa no Teatro Clube de Alpedrinha para partilhar o seu último documentário.
O realizador Eduardo Morais estreou-se com Meio Metro de Pedra, documentário sobre o rock’n’roll português enquanto manifestação marginal, desde a sua génese até ao presente. Depois de Música em Pó, sobre o universo dos coleccionadores e amantes de vinil, ou Uivo, dedicado a António Sérgio, chega a sua visão sobre uma expressão manifestada em paralelo a esse rock’n’roll que marcou o ponto de partida na sua carreira.
Tecla Tónica vai lá atrás, às primeiras manifestações dessa electrónica nos sintetizadores utilizados pelas bandas portuguesas de inícios da década de 1960, avança pela utilização sistemática das novas ferramentas nos anos 1970, pela implantação da linguagem electrónica, quer em contexto experimental e vanguardista, quer em contexto pop, na década de 1980, avançando até ao presente em que a electrónica se instalou, dominante, na pista de dança.
Na estrada o realizador é acompanhado pela a dupla Ghost Hunt, autores do tema final do documentário. Os transistores de Pedro Oliveira e o baixo de Pedro Chau levam-nos a uma dimensão cósmica e obscura dominada pelas máquinas e pelo pulsar do baixo. Não há computadores nem presets. Há máquinas, um baixo e, por vezes, uma guitarra.
Ghost Hunt é um ruído feito com muitas máquinas e várias paredes de som meticulosamente combinadas. Paredes essas que revelam ser linhas melódicas. A razão é menos estética do que operativa: há no modo de tocarem, uma grande afinidade pelas técnicas de assemblage da geração do Krautrock, mas também shoegaze, psychedelia, synthpop, punk, garage, etc... Os Ghost Hunt são uma das promessas deste ano na música independente e alternativa nacional e no dia 9 de Junho, após a apresentação do documentário Tecla Tónica, estarão no Teatro Clube de Alpedrinha.

Trailer: www.youtube.com/watch?v=iITOO5AeDd4
Videoclip: www.youtube.com/watch?v=PVO9h3yosJ4