Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

"Sons do Tempo" - Nova associação cultural na Covilhã.

Rádio Cova da Beira

Na Covilhã acaba de nascer uma nova associação cultural. Chama-se Sons do Tempo e nasce a partir de  um grupo de música tradicional, com o mesmo nome, que existe há cerca de um ano.

“Uma das ideias foi também projectar o grupo no sentido de atrair os mais jovens e por isso demos novas sonoriadades à música tradicional, por exemplo temos um saxofone, o que não é muito habitual”, explica António Leitão, presidente da assembleia geral da Associação criada no passado dia 3 de Abril, com o objectivo de “ensinar, preservar e divulgar a música tradicional portuguesa com vista à sua promoção sociocultural”. Para isso, é intenção da associação promover de dois em dois anos, nas escolas do concelho da Covilhã, uma semana dedicada à música tradicional “é uma semana, começa com conferências para a comunidade escolar sobre temas ligados à música tradicional, exposição de instrumentos tradicionais e ao mesmo tempo espectáculos”.

A primeira semana da música tradicional nas escolas deverá acontecer em Maio do próximo ano, mas já em Setembro, é intenção da associação começar a formação em instrumentos tradicionais para jovens a partir dos 9 anos “vamos ver se conseguimos arranjar instalações, porque as que temos dá para nós, mas queríamos desenvolver um projecto de uma amplitude maior que era abrir uma escola de instrumentos tradicionais que posteriormente farão parte de uma tuna juvenil”. 

Outra das iniciativas que a Associação pretende levar por diante designa-se “Um natal para todos”. A ideia é oferecer, na semana do natal, cinco concertos a instituições de solidariedade “já vamos começar este ano, em Dezembro, dirigi-lo aos bombeiros por causa de toda esta questão que houve de incêndios e despesas dos bombeiros e portanto as primeiras cinco corporações que aparecerem serão contempladas com estes concertos, completamente gratuitos”. 

A Associação Cultural de Música Tradicional Sons do Tempo vai ser apresentada no próximo mês de Junho no teatro municipal, conjuntamente com o seu primeiro trabalho discográfico que está neste momento a gravar: são 13 temas de música tradicional portuguesa de norte a sul do país e ilhas a que o grupo emprestou nova roupagem e sonoridade.

In: RCB