Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Salvador Sobral ligado a coração artificial

Internado há cerca de um mês no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Salvador Sobral enfrenta agora a espera por um transplante cardíaco com a ajuda de um coração artificial.

O vencedor da eurovisão, Salvador Sobral, está numa luta pela vida. Depois de ter feito uma pausa na carreira para “entregar o corpo à ciência“, as notícias davam conta de que o músico estaria internado nos Cuidados Intensivos à espera de um coração.

Agora, segundo o Correio da Manhã, o músico estará ligado a um coração artificial, numa solução considerada temporária, até que se encontre um dador compatível.

O coração artificial trata-se de um aparelho colocado do lado de fora do organismo que tem a função de aspirar e injetar o sangue, assegurando a normal circulação sanguínea. Esta foi a solução encontrada pelos médicos enquanto não é descoberto um coração compatível. A prática não é muito recorrente em Portugal, mas é a mais viável, recorda o jornal.

Por não ser uma solução utilizada em Portugal, o aparelho terá vindo dos EUA e os custos rondam os 110 mil euros.

Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, explicou que “um coração artificial permite ao coração biológico recuperar e até ganhar força na maior parte dos casos”.

Segundo aquele responsável, “o paciente pode sobreviver muito tempo ligado a um coração artificial”, mas esta “é sempre encarada como uma solução temporária“.