Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Quadragésima - Ensemble Barroco Les Secrets des Roys apresentam “Officium Tenebrae". 28 FEV, 21h30, Capela S. Francisco, Fundão.

Rádio Cova da Beira

A Capela de São Francisco, no Fundão, acolhe no próximo sábado (28 Fevereiro), pelas 21:30H, o concerto “Officium Tenebrae – Polifonia Tardo-Renascentista para a Quaresma”. O evento integra-se no âmbito da Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão.

O concerto, com entrada gratuita, será interpretado pelo Ensemble Barroco Les Secrets des Roys, que é constituído por Susana Quaresma, Mara Marque, Diana Matos, Susana Moody, Rui Oliveira e Pedro Morgado e que contará com os convidados Sara Morão, Rui Aleixo, Carlos Monteiro e João Pereira.

O programa deste concerto inspira-se nas matinas do Tríduo Pascal, como se celebraram na Igreja católica do ocidente até ao concílio Vaticano II. A imagética forte e a emotividade das suas leituras (sobretudo das lamentações do profeta Jeremias) e responsórios (que constituem uma viagem pelos momentos fulcrais da Paixão) desde cedo se tornaram irresistíveis para os compositores de música sacra, atingindo o seu apogeu nos períodos renascentista e barroco.

In: RCB

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.