Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Português apresenta bailado com fado em Inglaterra

Português apresenta bailado com fado em Inglaterra    

Fotos © Darker Shade of Fado
O coreógrafo português Nuno Silva vai "dar corpo ao fado", num espetáculo de dança contemporânea em que os protagonistas também cantam e tocam guitarra portuguesa. A estreia está marcada para 26 de Abril, em Bournemouth, sul de Inglaterra. Em Maio, o espetáculo "Darker Shade of Fado" segue para Londres.
Nuno Silva será o "fadista" em palco, habituado que está a interpretar a canção tradicional portuguesa, enquanto outros dois dançarinos descobriram, durante os ensaios de "A Darker Shade of Fado" [“Uma sombra mais negra do fado”], que conseguem tocar a guitarra portuguesa.
"Não como virtuosos, claro, mas o bastante para duas canções simples, e ainda assim, bonitas", garantiu o coreógrafo português, "entusiasmado" com a descoberta, que lhe permitiu incorporar aquele instrumento na peça, em vez de uma simples viola clássica.
É nesta multidisciplinaridade que está a originalidade de "A Darker Shade of Fado", afirma o autor: "O que estou a tentar fazer de novo é incorporar as duas coisas ao vivo, a dança e o canto - dar corpo ao fado", disse à agência Lusa.
Nuno Silva tem vindo a amadurecer esta ideia há mais de uma década em Inglaterra, onde fez os estudos superiores e construiu carreira como dançarino e coreógrafo em espetáculos de dança contemporânea, de teatro físico, óperas e musicais.
O gosto pelo fado só surgiu após sair, em 1997, do próprio país, à custa de adormecer ao som de Amália Rodrigues.
Depois de Bournemouth, no sul de Inglaterra, o espetáculo vai fazer uma digressão pelo Reino Unido até finais de junho e participar em quatro festivais de Verão.
Para a primeira data, em Londres, a 01 de Maio, Nuno Silva preparou uma noite especial com gastronomia portuguesa, com um conjunto tradicional de fado e guitarras, que viajará de Lisboa, assim como a apresentadora Carla Vasconcelos, que será mestre-de-cerimónias.
Clique AQUI para visitar o site oficial do espetáculo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.