Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Portugal será representado no Eurovisão por um tema "pimba"!?!?

Portugal será representado no Eurovisão por um tema "pimba" 

Embora com o maior número de votos, a canção "Quero ser tua", não reuniu consenso no Convento do Beato nem nas redes sociais. Já existe uma petição "Contra a escolha da música para o Festival Eurovisão da Canção".

A canção "Eu quero ser tua" com letra e música de Emanuel, interpretada por Suzy, foi a vencedora da edição comemorativa dos 50 anos do Festival RTP da Canção.

Pior não podia acontecer, pois das cinco finalistas esta era a pior. Qualquer outra poderia ser tocada por uma orquestra, esta nunca. Qualquer outra tinha uma letra com cabeça tronco e membros, esta não. Qualquer outra tinha capacidade de representar Portugal em Copenhaga, esta não. Mas a maioria decidiu votar nela, e acabou por vencer.

Na semi final, foi das cinco a menos votada, mas hoje foi a mais votada. A identidade do Festival RTP da Canção morreu, pois esta canção é o "puro pimba", embora o seu criador a classifique de "dançante e latina".

Recuemos uns meses. A RTP convidou dez compositores para criarem dez músicas para a edição comemorativa dos 50 anos do Festival RTP da Canção. Será que a escolha foi acertada? Claro que não, pois todas elas eram muito pobres.

Celebra-se meio século de Festival RTP da Canção e não há uma Orquestra ao vivo? As actuações foram todas em playback instrumental. Porquê? Dispendioso? Sim, mas em vez de oferecerem 40 mil euros na tarde antecedente à gala da semi final e outros 40 mil na tarde antecedente da gala da final, teriam investido num espectáculo merecedor de celebração dos 50 anos.

Mas nem tudo foi mau, na noite de ontem: mais uma vez a brilhante actuação de Henrique Feist, interpretando as 48 canções que ganharam as edições do Festival, a magnifica interpretação de Lucia Moniz com o tema que Maria Guinot levou à Eurivisão - "Silêncio e tanta gente" - para recordar os que partiram, as grandiosas coreografias e o bom corpo de baile, assim como as oito canções que as ex concorrentes, Liana, Filipa e Anabela, interpretaram. A destacar ainda a bela escolha de Henrique Feist para as vozes dos cinco finalistas, das músicas de Simone de Oliveira e António Calvário.

Resta salientar que antes de ser conhecido o resultado já se adivinhava qual seria. A editora discográfica Sony Music comprou os direitos do tema, mesmo antes de saber que iria vencer. Nas redes sociais circulava que seria o Emanuel o vencedor. Na sala sentia-se esse desconforto, quando anunciaram o vencedor, mais de metade da plateia se levantou e abandonou a sala.

Emanuel vai "negociar com a RTP" para que possa "à semelhança dos paises de leste que a música seja interpretada em inglês". salientamos também que o compositor, praticamente, não deixou a concorrente falar. Para além dele existiam mais duas pessoas que pretendiam "dominar" as perguntas dos jornalistas.

Veremos o que se vai seguir nos próximos dias sobre a nossa representação em Copenhaga.

A petição criada na primeira hora do dia de hoje, já conta com 80 assintauras. Os autores dizem: "Demonstre, assinando, à televisão pública que a artista Suzy não é a escolha ideal para a Eurovisão. Não queremos, mais, más escolhas! Queremos música para a vitória".

Vídeo

RTP

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.