Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Orquestra Geração inicia hoje digressão nacional que passa por centros comerciais

Orquestra Geração inicia digressão nacional que passa por centros comerciais

A Orquestra Geração inicia, hoje, 01 de Junho, em Lisboa, um ciclo de concertos por diferentes centros comerciais, que se vai estender a todo o país, disse à Lusa fonte do agrupamento.

"A partir de Junho e até Dezembro, as várias escolas da Orquestra Geração irão actuar de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas, levando aos visitantes de 21 centros comerciais um momento de lazer e enriquecimento musical, com temas bem conhecidos do reportório clássico", refere a Lusa citando a mesma fonte.

Os concertos decorrerão ao final da tarde, em cada centro comercial, para "dar a conhecer os projectos musicais da Orquestra Geração, na respectiva zona geográfica".

"Denominado "Ciclo de orquestras", o projecto insere-se na estratégia de responsabilidade social e de apoio à comunidade dos centros comerciais da Sonae Sierra, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian", esclareceu a mesma fonte.

O ciclo tem o seu início hoje, pelas 17:30, na praça Navegantes do centro comercial Colombo, na Luz, em Lisboa, com a Orquestra Municipal Geração da Amadora, composta por 83 crianças, sob a direcção musical do maestro Juan Carlos Maggiorani.

Do programa constam peças de Marc-Antoine Charpentier, Modest Mussorgsky, Georges Bizet, Ludwig van Beethoven e Merle Isaac.

O ciclo de concertos musicais conta com a participação de 18 escolas da Orquestra Geração, num total de 900 crianças e jovens que fazem parte deste "projecto de inserção social, através da música".

Segundo informação da Orquestra Geração, este é um projecto "inspirado no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (El Sistema), que tem na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar o seu expoente máximo de qualidade".

"A Orquestra Geração - Sistema Portugal, é um projecto de inclusão social que aposta na aprendizagem da música dirigido a jovens e comunidades desfavorecidas, que nunca tiveram contacto com a prática orquestral, reforçando as suas competências individuais, sociais e escolares", afirmam os responsaveisa do projecto em nota enviada à Lusa.

Segundo o mesmo documento, "este projecto constitui um caso de sucesso pelo seu contributo inovador para a inserção e desenvolvimento de crianças e jovens provenientes de meios sociais desfavorecidos, e foi um dos 50 projectos de Boas Práticas identificados pela Comissão Europeia (REGEA)".

Para António Wagner Diniz, da direcção da Escola de Música do Conservatório Nacional e encarregado da Orquestra Geração, "esta parceria vem permitir uma maior divulgação do nosso projecto, e a obtenção de fundos para que possamos continuar a desenvolver diversos projectos no sentido de cada vez mais haver maior integração da orquestra, nas comunidades onde se inserem".

Segundo a diretora de "marketing" dos centros comerciais, Joana Moura e Castro, estes "são visitados diariamente por milhares de pessoas" e são "excelentes palcos para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias escolas [integradas na] Orquestra Geração".

"Acreditamos na solidez deste projecto de inserção social através da música, e decidimos associar-nos a esta iniciativa permitindo que chegue a um maior número de pessoas", rematou Moura e Castro.

In: Hardmúsica

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.