Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Nuno Ventura de Sousa - recital de piano. 24 JAN, 21h30, Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Foto de Cultura Vibra_Castelo Branco.

Nuno Ventura de Sousa nasceu no Porto em Julho de 1996. Iniciou os seus estudos de piano aos sete anos de idade, na classe da professora Maria José Souza Guedes, no Conservatório de Música do Porto, com quem terminou o 12º ano do Curso Integrado de Piano (8º grau de piano), tendo obtido 20 valores no exame de piano. Foi admitido na Escola Superior de Música de Hannover e na Universidade do Norte do Texas, escolhendo esta última para prosseguir os seus estudos com o Professor Vladimir Viardo, vencedor do concurso Van Cliburn e discípulo de Lev Naumov.
Nuno Ventura de Sousa obteve cerca de quatro dezenas de primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais em Portugal,... Espanha e Montenegro, destacando-se o Concurso Santa Cecília (Porto), o Concurso Elisa Pedroso (Vila Real), o Concurso Marília Rocha (Vila do Conde), o Concurso do Alto Minho (Vila Praia de Âncora), o Concurso Cidade de Almada, o Concurso Póvoa de Varzim, o Concurso Florinda Santos (S. J. da Madeira), o Concurso Internacional do Fundão, o Concurso Santa Cecília (Segóvia), o Concurso Antón García Abril (Teruel) e o concurso internacional “Manja” (Montenegro), juntando ainda a estes o 2º Prémio no Concurso “César Franck” (Bélgica) e, recentemente, o 2o prémio ex-aequo no concurso Manhattan (Nova Yorque). Foi também o representante dos Estados do Centro-Sul na final do Concurso MTNA nos EUA. Venceu ainda o Prémio “CMP/Casa da Música”, o Prémio “CMP/Orquestra do Norte”, a "Bolsa BPI" (Portugal) e, em 2017, a bolsa “Isabel Scionti” (Estados Unidos).
Interpretou, como um dos solistas, o Concerto para quatro pianos e orquestra de Bach sob a direção do Maestro Gunter Neuhold na sala Guilhermina Suggia da Casa da Música e o Concerto no.1 de Liszt com a Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo no Coliseu do Porto. Abriu em 2016 o Ciclo de Piano EDP da Casa da Música e em 2017 os Encontros de Música do Porto da Fundação Engenheiro António de Almeida. Tocou no Ciclo de Piano do Palácio da Bolsa e na Casa das Artes (Encontro com a Escola Russa), tendo ainda participado noutros recitais no Porto, Gaia, Trofa, Vila Praia de Âncora, S. J. da Madeira, Famalicão, Vila do Conde, Vigo, Pontevedra, Segóvia, Granada, Bar e Cetinje.
Participou em masterclasses orientadas por Dmitri Bashkirov, Arie Vardi, Leonel Morales, Constantin Sandu, Luísa Tender, Paulo Oliveira, Jorge Moyano, Pedro Burmester, Rita Kinka, Andrei Diev, Alexander Tutunov, Elena Filonova e Francesco Nicolosi. Recebeu conselhos de Gabriel Sanchez, Artur Pizarro, Lovro Pogorelich e Boris Kraljevic. Participou ainda na gravação de um CD promovido pelo Real Club Náutico de Vigo e pela Rádio Galega.

PROGRAMA
F. Chopin: Sonata no.3 em Si menor op.58
-I: Allegro Maestoso
-II: Scherzo: Molto Vivace
-III: Largo
-IV: Finale: Presto non tanto
 Intervalo (aprox. 10 minutos)
N. Medtner: Sonata op.25 no.2 em mi menor "NightWind"
-I: Inroduzione: Andante - Allegro
-II: Allegro molto sfrenatamente
 
M/06
ENTRADA GRATUITA ATÉ À LOTAÇÃO

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.