Novo espaço museológico Casa das Memórias - António Guterres
Abriu, no dia 2 de setembro, sábado, nas Donas, a Casa das Memórias – António Guterres, sita no Largo da Igreja.
Esta casa será a sede do Centro UNESCO – Casa e Lugares do Sentir, um polo aglutinador, criado pelo Município do Fundão, em junho de 2017, que alberga os espaços físicos já existentes e outros novos, onde todos os saberes e conhecimentos tenham um espaço demarcado e singular e, ao mesmo tempo, dinâmico, interativo e ao serviço de todos.
A Casa das Memórias - António Guterres será constituído pelo centro museal concebido a partir do espólio que o Engenheiro António Guterres legou ao Município do Fundão, acervo esse constituído pelas peças que lhe foram ofertadas aquando do exercício das suas funções de Primeiro-Ministro de Portugal.
No âmbito desta abertura, irá ainda realizar-se, às 16.30h, a apresentação do livro “Elementos essenciais para a história do poder local democrático no concelho do Fundão (1976-2016)”, de Paulo Silveira.
Este livro é o corolário de um programa de ações levadas a efeito, no âmbito das Comemorações dos 40 Anos do Poder Local democrático no concelho do Fundão. Trata-se de um “contributo investigativo que, sem perder de vista o objetivo primordial de recuperar os nomes dos numerosos autarcas (homens e mulheres) que durante quatro décadas dedicaram muito das suas energias, à causa do desenvolvimento local, procura, também, contemplar os aspetos contextuais, inerentes às instituições do Município e das Freguesias”.