Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Música: Sonatas de Galliard. Centro de Cultura Contemporânea, Castelo Branco, 18 FEV, 21h30.

Johann Ernest Galliard foi um compositor alemão (1666/67- 1747), contemporâneo de Johann Sebastian Bach muito activo em Inglaterra. Eximio executante de oboé e flauta escreveu música para teatro, tendo feito várias experiências singulares em termos de coordenação entre a orquestra e a cena. Mas a sua produção não se resumiu à música de cena, em Março de 1740 escreveu um concerto grosso para 24 fagotes e violoncelo, obra verdadeiramente singular, mas que se encontra perdida. Da sua composição avultam sobretudo um conjunto de sonatas para fagote e baixo contínuo, de escrita muito idiomática, e um conjunto de sonatas para flauta e baixo contínuo. Ambos os conjuntos são de uma riqueza composicional extraordinária, revelando uma concepção cíclica e um sentido de unidade muito evidente.
Galliard desempenhou um papel significativo na vida musical londrina setecentista. Foi membro fundador da Academy of Musica (1726) e da Royal Society of Musicians (1738). Traduziu também para língua inglesa o importante tratado de Tosi dedicado ao Canto, tendo aditado notas relevantes para a explicitação da execução vocal.
Partindo do desafio colocado por Hughes Kesteman para divulgação deste repertório desconhecido do grande público, os músicos que aqui se apresentam assumem o compromisso de gravar em CD esta música cativante após um ciclo de apresentações em concerto. Neste concerto serão apresentadas alternadamente sonatas de Galliard para fagote e para flauta.
Músicos:
Filipa Oliveira, flautas de bísel, Hughes Kesteman, fagote Remi Kesteman e João Paulo Janeiro, baixo contínuo.
Entrada Gratuita.