Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Museu do Fado anuncia Arquivo Digital no aniversário da proclamação da UNESCO

 

O Museu do Fado anunciou que “muito em breve estará disponível o Arquivo Digital de Fado, uma base de dados ‘online’, integrando o maior arquivo histórico sonoro nacional".

O anúncio da instituição sob tutela da Câmara de Lisboa, surge aquando da celebração do quarto aniversário da consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que se completa na sexta-feira.

O Museu atesta que “são muitos os motivos de celebração”, entre eles “o crescimento exponencial do número de concertos [de fado] em Portugal e no estrangeiro”, a realização de “Festivais de Fado em inúmeras cidades do mundo” e as “exposições temporárias” sobre o género musical, em diferentes cidades.

O museu, localizado no bairro lisboeta de Alfama, refere ainda o “Roteiro Virtual de Fado”, no site da instituição, acessível “em todo o mundo a partir do 'site' do Museu do Fado”. Este roteiro lista casas de fado da cidade e outros pontos de interesse relacionados com a canção de Lisboa, como as fundações Amália Rodrigues e Manuel Simões, na capital.

No dia 27 de novembro de 2011, em Bali, na Indonésia, a UNESCO proclamou o Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade e “a canção de Lisboa tornou-se universal”, resume o Museu do Fado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.