Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Francisco Morais Franco em 2016 no Festival Internacional de Guitarra de Amarante

Covilhã: Francisco Morais Franco em 2016 no Festival Internacional de Guitarra de Amarante

A organização do primeiro Festival Internacional de Guitarra de Amarante, realizado recentemente, depois do êxito alcançado, já está garantida próxima edição, em 2016.

"Estamos já a trabalhar na segunda edição do festival", assinalou o presidente do Centro Cultural de Amarante, Francisco Laranjeira.

O organizador destacou que, mais difícil do que organizar a primeira edição, é manter ou aumentar a qualidade das edições vindouras".

A "excelência" do festival foi, sublinhou ainda, elogiada por participantes, júri e público.

O evento cultural incluiu um concurso de guitarra clássica que atraiu centenas de participantes, de vários países, como Coreia do Sul, Ucrânia, Dinamarca e Brasil, para além de Portugal.

O primeiro prémio do concurso, no valor de 5.000 euros, foi conquistado por Francisco Morais Franco, um jovem da Covilhã que vai fazer a abertura da edição de 2016.

O segundo lugar foi assegurado pelo ucraniano Marko Topchii, que já ganhou mais de 50 prémios em vários pontos do mundo.

O evento decorreu nas instalações do Centro Cultural de Amarante, de 4 a 21 de setembro, e contou com o apoio da autarquia local.

O festival reuniu quatro grandes nomes da guitarra clássica: Marcin Dylla, Anton Baranov, Rafael Aguirre e Dejan Ivanovic. Os apreciadores puderam assistir a vários concertos, para além de outros momentos relacionados com a guitarra clássica.

Ainda em jeito de balanço, a organização destacou que o primeiro Festival Internacional de Guitarra de Amarante "despertou a atenção de personalidades do mundo da guitarra e do ensino, nomeadamente da musicóloga francesa Sylviane Falcinelli.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.