Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Flak agora a solo e sem filtro lança "Nada Escrito"

Flak apresenta um conjunto de canções assentes na herança da folk e do psicadelismo

O guitarrista dos Rádio Macau regressa aos discos em nome próprio com Nada Escrito, que chega às lojas no próximo dia 29.

Dezassete anos depois de se ter aventurado com um primeiro disco a solo, homónimo, Flak, guitarrista que fundou os Rádio Macau e Micro Audio Waves, volta com "Nada Escrito", um disco de canções "sem filtro", como o próprio descreve ao DN. Além do colaborador de longa data Pedro Malaquias, Flak recupera neste segundo álbum a solo textos de Cesário Verde e Camões.

"Fui trabalhando estas canções ao longo dos últimos doisanos, sem nenhum prazo em mente para as finalizar, até sentir que tinha de encerrar este capítulo e seguirem frente", revelou o guitarrista ao DN. O que resultou desses dois anos de trabalho foi um conjunto decanções assentes na herança da folk e do psicadelismo, referências basilares para a música de Flak, como o próprio explica: ""O movimento psicadélico não quer uma alteração ideológica, vai mais fundo: quer uma inovação nos próprios sentidos quer uma explosão de novas necessidades vitais", dizia em 1975 Jorge Lima Barreto, num livro que muito me marcou e que provavelmente fez decidir o meu futuro. Juntaram-se no psicadelismo uma série de fatores que acabaram por ditar a forma como a música é produzida e escutada hoje. A evolução tecnológica que fez que o estúdio de gravação se tornasse não um local para registar e reproduzir a música que se faz ao vivo, mas num novo instrumento musical em si. Aproveitando essas novas possibilidades, o psicadelismo adicionou à música pop uma série de novas influências, seja da música eletrónica experimental, da livre improvisação, dos mantras indianos, da música árabe... Foi uma época de inovação, que ainda hoje não me deixa de fascinar e surpreender.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.