Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Festival "Lisbon Music Fest" oferece mais de 30 concertos. 4 JUL a 7 AGO.

Jovem Orquestra Portuguesa é uma das confirmações do festival

Na primeira edição do festival internacional Lisbon Music Fest, músicos de seis países atuam em Lisboa, entre 4 de julho e 7 de agosto, com mais de 30 concertos de entrada livre

A primeira edição do festival internacional "Lisbon Music Fest" reune orquestras, coros e "jazz big bands" de seis países diferentes na capital portuguesa, surge para "dar resposta à procura crescente de agrupamentos internacionais de jovens músicos que todos os anos procuram festivais e eventos deste género", disse hoje o diretor do festival, Tiago Neto, durante a apresentação do evento em Lisboa, segundo avança a agência Lusa.

Segundo o mesmo, o festival que se assume como um evento pioneiro em Portugal, pretende replicar um modelo de sucesso já existentes nas principais capitais europeias, bem como noutros países como os Estados Unidos da América e a Austrália, "promovendo a cidade de Lisboa a nível cultural e artístico o que terá consequências no turismo".

Os mais de trinta concertos gratuitos vão ter como palco algumas das salas mais emblemáticas da capital, auditórios e espaços ao ar livre, fazendo parte da lista de locais o Teatro Nacional São Carlos, a Aula Magna, o Palácio Nacional da Ajuda, a Igreja da Graça, o Terreiro do Paço e o Convento do Carmo.

Além dos palcos de Lisboa, o festival vai ter palcos nos concelhos de Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio da Vila e Quinta da Regaleira), Cascais (Parque Palmela, Cascais Jazz Club), Évora (Praça do Giraldo), Figueira da Foz (Forte de Santa Catarina), Batalha (Mosteiro da Batalha) e Peniche (Auditório Municipal).

O festival "Lisbon Music Fest" conta com a participação de quinze agrupamentos de jovens músicos de seis países - Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Letónia e Estados Unidos da América-, envolvendo um total de cerca de 1.500 participantes, entre músicos, técnicos e staff.

Até ao momento, estão confirmados grupos como: The National Youth Orchestra of Ireland (Irlanda), Youth Symphony Orchestra de Berna (Suiça), Joven Orquestra Promúsica de Málaga (Espanha), VU-Orkest Amsterdam (Holanda), Riga Music Schools Symphony Orchestra (Letónia), North Stars Youth Ochestra (EUA) e Jovem Orquestra Portuguesa e Coro Juvenil da Universidade de Lisboa (Portugal).

Segundo a Lusa, o responsável pela organização, Tiago Neto, prevê-se "uma audiência total superior a 15 mil pessoas, de todos os estratos sociais e etários".

A programação do festival é da responsabilidade da Acordarte - Associação Promotora da Educação Cultural e Artística, com espetáculos em diferentes horários, de 4 de julho a 7 de agosto