Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Festival da Canção de regresso à RTP e comemorando 50 anos.

Festival da Canção de regresso à RTP e comemorando 50 anos.

A comemorar 50 anos o Festival da Canção promete voltar em grande à RTP com o público português a escolher qual o melhor dos dez temas.

A apresentação da edição deste ano decorreu no Auditório da RTP e contou com a presença de José Poiares, responsável do Festival, Luís Castro, gestor de canal e Ramon Galarza, produtor musical.
A edição comemorativa dos 50 anos do Festival terá algumas novidades como "o facto de este ano haver dois espectáculos, uma semifinal e a final" e que contará ainda com "algumas actuações de artistas que marcaram o Festival da Canção" para além de alguns momentos que serão retratados "num trabalho que está a se feito em conjunto com o Henrique Feist dada a sua ligação ao teatro musical" como referiu José Poiares.
Estarão em concurso "músicas muito diversificadas pois convidámos compositores que nas suas composições têm diferentes influências e géneros, portanto penso que será um grande espectáculo e que respeitará e fará jus aos 50 anos que se comemoram de Festival da Canção".
Ramon Galarza revelou que "os trabalhos ainda estão numa fase prematura mas que o público pode esperar um grande espectáculo com uma abrangência muito grande de estilos musicais e com bons intérpretes".
Luís Castro indicou que "o Festival da Canção faz parte do ADN da estação, é algo que está muito identificado com a RTP e o que posso prometer é que será um grande espectáculo e de grande qualidade".
São também já conhecidos os dez interpretes que lutarão pela vitória.
Rui Andrade interpretará "Ao teu encontro", um tema "que já me fez chorar algumas vezes e que espero que chegue ao publico com a mesma intensidade com que chegou a mim" acrescentando que "os pormenores" poderão ser a chave para o levar à vitória.
Suzy participa com o tema "Quero ser tua (como a lua é do luar)", um tema com letra e música de Emanuel, que revelou que " participo pela terceira vez no Festival" e que apresenta Suzy como "uma artista que está no Dubai mas que irá surpreender e se surpreender tanto as pessoas como me surpreendeu a mim então vai ser muito bom" não temendo o facto " de a Suzy não ser conhecida".
Zana irá interpretar "Nas asas da sorte", um tema com letra de Paulo Abreu Lima e música de Jan Van Dijck.
Raquel Guerra lutará pela vitória com "Sonhos roubados", um tema com letra de Nuno Marques da Silva e música de Nuno Feist. Raquel indica que "é com grande expectativa que encaro esta participação" e que "trabalhar com o Nuno Feist foi muito bom, mas é uma pessoas que já´conhecço há muito tempo e com que já tinha trabalhado. É um excelente profissional" sendo que Nuno Feist retribuiu os elogios indicando que "a Raquel era a voz que este tema precisava, está muito, muito bem".
Catarina Pereira concorre com o tema "Mea culpa" com letra de Carlos Coelho e música de Andrej Babic. Carlos Coelho desta o "facto de ser uma expressão usada em muitos países" e revela que "a música tem um lado dance mas também um pouco de electrónica".
Madalena Trabuco traz ao Festival o tema "Coração de filigrana" com letra e música de Tozé Santos.
Lara Afonso subirá a palco com "O teu segredo", um tema com letra e música de João Matos e Miguel Ferrador. Lara Afonso destaca o seu lado "romântico e não irei revelar nada acerca do tema, espero que seja uma agradável surpresa para o público".
Ricardo Afonso vem ao Festival com "Emoção", um tema com letra sua e música de Ricardo Afonso, Luís Fernando e Rui Fingers.
Carla Ribeiro com "Mais para dar", um tema de Marina Ferraz e música de Hélder Godinho, destaca os "anos que já levo de carreira" e "participo neste festival porque o que mais gosto de fazer é cantar e este é mais um grande palco".
O actor e cantor Ivo Lucas traz ao Festival o tema "Eu vou" com letra e música de João Só. Ivo destaca "a importância que o Festival tem apara a música a cultura portuguesa, portanto dada a responsabilidade só penso em decorar bem a letra e fazer uma excelente actuação" acrescentando que "tenho estado em permanente contacto com o João Só".
Os candidatos irão todos participar na semifinal do Festival, a 08 de Março. Os cinco mais votados pelo público passam à final, a 15 de Março, sendo que o espectáculo decorrará no Convento do Beato, em Lísboa.