Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Covilhanense Francisco Morais Franco conquista 1º Prémio em concurso internacional

Francisco Morais Franco, 25 anos, natural da Covilhã é o grande vencedor do I Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante. O guitarrista que queria ser pianista cruzou-se, por mero acaso com Dejan Ivanovic, no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Viu Dejan a tocar e não mais largou a guitarra. "Eu tinha apenas 9 anos quando comecei a estudar. Já participei em vários concursos internacionais mas confesso que tenho uma certa fobia a concursos em Portugal e nem estava nos meus planos concorrer", começou Francisco por explicar no final da cerimónia de entrega de prémios. "Acabei por me inscrever à última hora e não podia ter corrido melhor. Vou muito satisfeito daqui, a qualidade dos meus adversários era muito boa e não estava à espera de conseguir o 1º prémio", prossegue. Francisco já pisou palcos de vários países como Espanha, Itália, Polónia, República Checa, Reino Unido e Alemanha, somando já 25 prémios. A estes, junta-se agora o 1º prémio do I Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante. "Com os 5 mil euros vou fazer uma pós-graduação em guitarra, na vizinha Espanha", concluiu, orgulhoso, o músico que é presença assídua nas televisões e rádios portuguesas.
Recorde-se que o I Festival/Concurso Internacional atraiu 150 participantes de várias nacionalidades. E entres eles esteve o ucraniano Marko Topchii, considerado o génio dos concursos que, apesar de ter apenas 24 anos, já ganhou mais de 50 prémios em todo o mundo. Topchii conquistou o segundo lugar e o brasileiro Pedro Rogério Silva.
No total, o Concurso atribuiu quase 9 mil euros em prémios, distribuídos pelas categorias B,C, D, E e F.

As provas do concurso começaram na sexta, abertas ao público, com entrada gratuita. O momento alto foi na noite de domingo, com os finalistas da categoria F a disputar o pódio. O vencedor está já convidado a abrir o Festival de Guitarra do próximo ano. No júri, presidido por Dejan Ivanovic, vão estar Marcin Dylla, Anton Baranov, João Carneiro e Aires Pinheiro

Além de concertos e do concurso, o Festival conta ainda com as tradicionais masterclasses, com os solistas convidados: Marcin Dylla, Anton Baranov, Rafael Aguirre e Dejan Ivanovic. Esperam-se mais de 40 alunos. Dias 7 e 8 de setembro com Marcin Dylla e Anton Baranov, das 10h00 às 17h00.

"Do ponto de vista pedagógico e cultural, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o trabalho realizado ao longo dos anos no CCA. O mais importante é que para muitos esta será uma oportunidade única de contactar e aprender com músicos renomados no mundo da Guitarra e da Música Clássica", realça Tito Silva, guitarrista, professor e diretor artístico do evento.

De 4 a 21 de setembro Amarante acolhe aquele que é o I Festival/Concurso Internacional de Guitarra Clássica Amarante. O evento, organizado pelo CCA - Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, com o apoio da Câmara Muncipal de Amarante, decorrerá em dois momentos distintos. O primeiro momento ocorrerá nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de setembro e o segundo nos dias 18, 19,20 e 21 de setembro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.