Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Conheça melhor os intérpretes das 26 canções do festival deste ano.

Estes são os concorrentes ao Festival da Canção, ordenados alfabeticamente em cada seminal (não será esta a ordem de apresentação). A final realiza-se a 4 de março.

1ª Semifinal (18 de fevereiro)

1. "Só Por Ela"
Música e letra: Diogo Clemente
Intérprete: Peu Madureira

Pedro Madureira é conhecido como Peu e canta fados desde muito novo, por influência da mãe e da avó. Fã sobretudo do fado tradicional, estreou-se em 2002 e desde então tem atuado em vários espetáculos e casas de fados e participou no Festival Caixa Alfama mas ainda não tem nenhum disco editado.

2. "Para Te Dar Abrigo"
Compositor/Música: Fernando Tordo
Letra: Tiago Torres da Silva
Intérprete: Anabela

Anabela praticamente dispensa apresentações. Representou Portugal na Eurovisão em 1993 com a canção A Cidade (até ser dia). Nos últimos anos tem-se dedicado sobretudo ao teatro musical, trabalhando muito com Filipe La Feria.

3. "Anda Estragar-me os Planos"
Compositora: Francisca Cortesão
Música e letra: Francisca Cortesão e Afonso Cabral
Intérprete: Joana Barra Vaz

Joana Barra Vaz editou o seu primeiro disco em nome próprio em 2016: Mergulho em Loba. Logo aclamado pela crítica. Mas, antes disso, já andava há muito tempo a compor e a cantar e tinha editado em 2012 o EP Passeio Pelo Trilho, ainda assinando como flume, e também tido sido a autora do documentário Meu Caro Amigo Chico.

4. "(sem título)"
Música, letra e intérprete: Janeiro

Escolha de Salvador Sobral, Henrique Janeiro, de 23 anos, é compositor e intérprete. Já trabalhou várias vezes com o vencedor da Eurovisão do ano passado, gravaram juntos, Tereza e Tomás, que surgiu no EP que Janeiro editou em 2015

5. "Sem Medo"
Música e letra: Jorge Palma
Intérprete: Rui David

Músico do norte do país, é o líder do Projeto Alarme, que revisita canções da revolução de abril dando-lhes uma musicalidade contemporânea. Também a solo costuma interpretar temas de cantautores como Sérgio Godinho ou José Afonso.

6. "O Som da Guitarra é a Alma de um Povo"
Música e letra: José Cid
Intérprete: José Cid e Gonçalo Tavares

Gonçalo Tavares costuma cantar com José Cid, por exemplo desde 2016 nos concertos do revivalismo de 10 000 anos depois entre Vénus e Marte.

7. "Alvoroço"
Música, letra e intérprete: JP Simões

O músico de Coimbra tem uma carreira consolidada que passou pelos Pop Dell'Arte, os Belle Chase Hotel e o Quinteto Tati, além de álbuns em nome próprio. O últimos disco editado foi Tremble Like a Flower (2017), como Bloom.

8. "Para Não Sorrir Eu Não Preciso de Nada"
Música: Júlio Resende
Letra: Camila Ferraro

Intérprete: Catarina Miranda

Catarina Miranda, também conhecida como Emmy Curl, vem de Trás-os-Montes e editou o seu primeiro EP, Birds Along the Lines, pela Optimus Discus em 2010. Desde então, tem continuado a sua carreira, a solo, mas também participando noutros projetos por exemplo participando na versão de Hey dos Pixies por Frankie Chavez ou, desde o ano passado, como vocalista dos :papercutz, que irão lançar em breve o álbum King Ruiner.

9. "Zero a Zero"
Música e letra: Luís Nunes (Benjamim)
Intérprete: Joana Espadinha

Formada na escola do Hot Clube de Portugal, a cantora de jazz lançou o seu primeiro disco, Avesso, em 2014.

10. "Eu Te Amo"
Música e letra: Mallu Magalhães
Intérprete: Beatriz Pessoa

Entre o jazz e o pop, Beatriz Pessoa teve o momento de maior exposição quando partilhou o palco com Jamie Cullum, no Cool Jazz, em Oeiras.

11. "Austrália"
Música: Nuno Rafael
Letra: Samuel Úria
Intérprete: Bruno Vasconcelos

Cantor, guitarrista e compositor, já esteve no Festival da Canção do ano passando, associado à canção Gente Bestial, interpretada por Jorge Benvida e de autoria de Nuno Figueiredo, seu parceiro no projeto Ultraleve, que lançou o primeiro disco em 2013 e acabou por estar nomeado aos Grammys Latinos na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo. Foi também membro dos Pinto Ferreira.

12. "A Mesma Canção"
Música: Paulo Praça
Letra: Nuno Miguel Guedes
Intérprete: Maria Amaral

Oriunda de Vila do Conde, Maria Amaral foi uma das concorrentes no The Voice em outubro de 2017.

13. "Com Gosto Amigo"
Compositora: Rita Dias
Música: Rita Dias e Filipe Almeida
Letra e Intérprete: Rita Dias

Rita Dias é cantora e compositora. Nasceu em Coimbra. Morou no Brasil. Vive em Lisboa. Em 2013, juntou-se a quatro músicos portugueses, a quem chama "Os Malabaristas". Lançou o seu primeiro álbum Com os pés na terra. Vai interpretar a sua canção.

2ª Semifinal (25 de fevereiro)

14. "Mensageira"
Música e letra: Aline Frazão
Intérprete: Susana Travassos

O seu disco de estreia chamava-se Oi Elis e só tinha músicas de Elis Regina, foi lançado em 2008. Algarvia, lançou em 2013 Tejo Tietê, disco apenas editado no Brasil. Os seus trabalhos mais recentes continuam esta ligação entre Portugal e o Brasil. Prepara um disco novo, que deverá sair este ano, com composições de, entre outras, Luísa Sobral.

15. "O Voo das Cegonhas"
Música: Armando Teixeira
Intérprete e letra: Lili

É uma das vozes de Bullet, um dos projetos de Armando Teixeira.

16. "All Over Again"
Música e letra: Bruno Cardoso (Xenobi)
Intérprete: Sequin

De seu nome verdadeiro Ana Miró, Sequin vem da música eletrónica e lançou o seu primeiro disco aos 25 anos, intitulado Penélope (2014).

17. Sobre Nós"
Compositora: Capicua
Música: Capicua, Luís Montenegro, João Rodrigues e Sérgio Alves
Letra: Capicua
Intérprete: Tamin

Passou pelo fado e pela soul, Tamin é uma das cantoras do Cais do Sodré Funk Connection, um grupo que faz uma viagem pela música negra.

18. "Pra Lá do Rio"
Música, letra e intérprete: Daniela Onís

É cantora e compositora, trabalha como atriz em cinema e televisão. É uma das atrizes no espetáculo The Portuguese, a musical comedy, atualmente em cena no Auditorio dos Oceanos, em Lisnoa.

19. "Canção do Fim"
Música, letra e intérprete: Diogo Piçarra

Longe vão os tempos em que concorreu à Operação Triunfo ou em que ganhou os Ídolos (2012). Diogo Piçarra é um dos músicos mais populares da nova geração, com sucesos como Espelho, Só Existo Contigo ou História.

20. "Amor Veloz"
Música: Francisco Rebelo
Letra: Márcio Silva
Intérprete: David Pessoa

O seu disco de estreia, Fazer-me à sorte, foi lançado em 2015, com influências de pop e blues, mas também da música tradicional portuguesa. Se quiserem conhecer melhor David Pessoa, ele atua no sábado (dia 20) no Clube da Praia, em Cascais.

21. "O Jardim"
Música e letra: Isaura
Intérprete: Cláudia Pascoal

Cláudia Pascoal foi aos Ídolos e ao The Voice (2017). Neste momento é vocalista do projeto Morhua (jazz/ blues/ gipsy) e prepara o seu primeiro disco.

22. "Anda Daí"
Música: João Afonso
Letra: José Moz Carrapa
Intérprete: Rita Ruivo

Da Figueira da Foz, começou por integrar projetos de música tradicional portuguesa, por exemplo colaborando com a Brigada Victor Jara. Em 2012, iniciou-se no fado.

23. "Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)"
Música e letra: Miguel Ângelo
Intérprete: Dora Fidalgo

Dora Fidalgo foi uma das vozes dos Delfins e também integrou o projeto Linha da Frente (com João Aguardela e Luís Varatojo).

24. "Patati Patata"
Música e letra: Paulo Flores
Intérprete: Minnie & Rhayra

25. "Sunset"
Música, letra e intérprete: Peter Serrado

26. "Bandeira Azul"
Mùsica e letra: Tito Paris
Intérprete: Maria Inês Paris

Sobrinha do Tito Paris, Maria Inês Paris participou no The Voice.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.