Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

"Chocalhos 2014" apresentado

O Festival Chocalhos, que se realiza entre 19 e 21 de Setembro, em Alpedrinha, concelho do Fundão, representa em valor directo para a economia local de um milhão de euros, revelou o presidente da Câmara do Fundão.

Paulo Fernandes falava durante uma conferência de imprensa para a apresentação da 13ª edição do Chocalhos, Festival dos Caminhos da Transumância, um evento organizado pela Câmara do Fundão e Junta de Freguesia de Alpedrinha. Segundo o autarca, o Festival Chocalhos, tem contribuído para a valorização dos produtos da região e, a título de exemplo, disse que "nos últimos quatro ou cinco anos", disparou a procura a nível nacional, do queijo amarelo da Beira Baixa.

Nesta edição, o destaque vai para a realização do 1º Concurso da Ovelha Churra do Campo, uma espécie que graças ao trabalho conjunto dos municípios do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor e à Escola Superior Agrária de Castelo Branco, foi salva da extinção. No campo das novidades, o evento apresenta ainda a realização da 1ª Prova Internacional de Pastoreio e o 1º Concurso da Cabra Serrana. De salientar ainda a realização da 3ª edição da Exposição Canina Especializada de Cães de Protecção de Rebanhos e a animação de rua, que durante os três dias, conta com a participação de cerca de 40 grupos.

Apesar do vasto leque de oferta cultural e gastronómica que o Chocalhos coloca à disposição dos visitantes, Paulo Fernandes deixou bem claro que se pretende reforçar a componente temática do festival. Do programa consta ainda o tradicional percurso pedestre de 12 quilómetros, com rebanhos de ovelhas, que se realiza no dia 21 de Setembro entre o Fundão e a vila de Alpedrinha. O orçamento para o Chocalhos 2014 é de 40 mil euros, 85% dos quais financiados.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.