Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Casa da Música comemora dez anos de braços abertos

A festa vai ser entre os dia 9 e 12 de Abril. Público vai poder visitar as instalações e participar em várias actividades.

A Casa da Música, um dos ícones da cidade do Porto, faz dez anos no próximo mês e está a preparar várias iniciativas para comemorar a data.
A festa vai ser entre os dia 9 e 12 de Abril e como presente vai receber o público de braços abertos, explica António Pacheco, o director artístico da Casa da Musica.

“Nestes quatro dias, as pessoas podem visitar livremente a Casa, escolhendo uma visita guiada ou deambulando pela Casa a seu bel-prazer, temos um filme institucional sobre os dez anos da Casa, uma exposição de cartazes. O público pode assistir a ensaios abertos dos nossos agrupamentos”, afirma António Pacheco.

Sob o mote "Venham Mais Dez", a Casa da Música proporciona vários concertos fora e dentro das suas instalações com, essencialmente, o seu Serviço Educativo e os Agrupamentos Residentes, nomeadamente a Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble, Orquestra Barroca e Coro, afirmou António Jorge Pacheco.

As comemorações começam dia 9 de Abril, mas a música só se fará ouvir dia 10 com um concerto de órgão nos Clérigos e terminará dia 12 com a Orquestra Jazz de Matosinhos com Kurt Rosenwinkel.

São dez anos marcados por grandes eventos, mas também por cortes orçamentais. Já em final de mandato, o presidente do conselho de administração, José Dias da Fonseca, salienta que foi preciso cortar no orçamento, mas não na qualidade.

“Esta Casa tem um potencial muito grande e podemos fazer bastante mais. Provámos, claramente, que com pouco fazemos muito e que poupámos brutalmente ao Estado. Aqui, cada euro é um euro e com um euro fazemos muitos euros. Temos tido uma capacidade enorme de usar muito bem o dinheiro”, sublinha José Dias da Fonseca.

Desde a inauguração, a Casa da Música, projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, recebeu 4,5 milhões de visitantes.

Numa década organizou mais de 400 mil visitas guiadas, acolheu mais de dois milhões de espectadores e participantes, realizou 2.358 concertos e fez 13.330 actividades culturais.

No mês de Maio, dedica a sua programação à Primavera e aos 102 anos da pianista Helena Sá e Costa. Em Junho, homenageia-se Bernardo Sassetti, festeja-se a noite de São João e o Dia Mundial da Criança.

In: RR

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.