Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Cantares querem ser Património Imaterial da Humanidade

Cantares querem ser Património Imaterial da Humanidade

Depois do fado e do cante alentejano, é agora a vez de os cantares ao desafio "piscarem o olho" ao título de Património Imaterial da Humanidade, numa candidatura que está em embrião em Vila Verde, distrito de Braga.

"Estou convencido de que é uma candidatura ganhadora", referiu o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, sublinhando a singularidade e a genuinidade dos cantares ao desafio.

O autarca lembrou que os cantares ao desafio "atravessam já muitas gerações" e têm "muito a ver" com aspetos relacionados com a língua portuguesa e com tradições populares, marcando presença em praticamente todas as romarias do Minho e de várias outras regiões do país.

Além disso, os cantares estão associados a um instrumento -- a concertina -- também muito típico da cultura tradicional portuguesa.

Sublinhando que os cantares do Minho não são uma tradição apenas de Vila Verde, mas sim de várias outras terras do Minho e de outras regiões de Portugal, Vilela acrescentou que o objetivo é estender o processo a todo o país, "para formatar uma candidatura e uma rede de parceiros muito fortes".

Jorge Loureiro e Natividade Vieira, no meio artístico mais conhecida por "Naty", são dois dos mais conhecidos cantadores ao desafio do Minho e olham para a candidatura a Património Imaterial da Humanidade como uma forma de promoção e valorização da arte que os tornou famosos.

Ele alterna os cantares ao desafio com a atividade de calceteiro, ela vive exclusivamente "à custa das desgarradas".

O mentor da candidatura é Carlos Silva, do Grupo Ideia Cinco, de Vila Verde, que recentemente promoveu naquele concelho uma concentração de cantares ao desafio, reunindo mais de 30 "experts" naquela modalidade musical.

"Agora, é preciso criar uma comissão que tome as rédeas da candidatura", referiu.

Como o próprio nome indica, nos cantares ao desafio os artistas desafiam-se e provocam-se mutuamente, com quadras e rimas simples salpicadas aqui e ali de alguma 'pimenta'.

"É tudo de improviso, não estudamos nada, é o que sai na hora", garante Naty, admitindo que há sempre uma dose superior de 'pimenta' quando se 'defrontam' um homem e uma mulher.

Para Jorge Loureiro, o cantar ao desafio é "um dom que nasce com as pessoas".

"Quem nasceu com esse dom, canta; quem não nasceu, não adianta tentar porque nunca vai conseguir", afirma.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.