Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Associação portuguesa cria escola de música em Cabo Verde

Associação portuguesa cria escola de música em Cabo Verde

O Traditional Music, um projecto europeu no âmbito da cultura, desenvolvido pela associação portuguesa, sedeada na Azaruja, no Alentejo – Oficina da Courela -, criou uma escola de música, bem como um estúdio de gravação em Cabo Verde e lança uma residência artística a ter lugar entre os dias 28 de Outubro a 11 de Novembro. A referida residência junta músicos especializados em música tradicional de Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Durante este encontro, pretende-se que sejam apresentadas as diferentes referências de cada país a nível musical e criado um projecto comum.

No dia 1 de Novembro, haverá ainda espaço para abrir portas ao público em geral, permitindo que assistam ao método de trabalho e à sua evolução, na Escola de Música da Ribeira Grande. Já no dia 6, haverá um concerto de apresentação daquilo que foi criado no Festival Sete Sóis Sete Luas na Ribeira Grande, em Santo Antão.
O projecto Traditional Music nasce do pressuposto de que a preservação do património cultural é essencial para o desenvolvimento económico e social de uma sociedade. Assim, a Oficina da Courela propôs-se criar um projecto transversal a quatro oaíses: Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Um projecto que não só ajudasse a criar pontos de cooperação e comunicação entre os países, mas também a manter a herança cultural e a estimular a economia local.

A música tradicional, os seus instrumentos, repertórios e práticas culturais não são apenas uma forma de distinção da identidade cultural, mas também uma excelente forma de comunicação e cooperação entre os diferentes países, comunidades e culturas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.