Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

ANAFAIA apresentam novo álbum em concerto. 12 DEZ, 22h, Fundão.

Fundão: ANAFAIA apresentam novo álbum em concerto

Os Anafaia vão realizar um concerto, no próximo sábado, dia 12 de dezembro, às 22.00h, no Pavilhão Multiusos do Fundão, para apresentar o novo trabalho discográfico.
Neste concerto o grupo interpreta todos os temas do novo álbum acompanhado por vários músicos convidados, em especial o cantor Sebastião Antunes dos Quadrilha, que faz questão de estar presente uma vez que participou neste novo trabalho dos Anafaia.
Os Anafaia nasceram em 2010 na Cova da Beira, no Fundão. Na altura com a designação Com’Tradições que, mais tarde, originou os Anafaia. Dois projetos que derivam do Homem do Saco – Associação de Artes Tradicionais. “ANAFAIA” (Do ár. an-nafaia) – primeiros fios do bicho-da-seda, antes da formação do casulo - o princípio de tudo. Tanto quanto o primeiro fio é o princípio da teia que leva ao casulo, também a música tradicional, os cantares e os sentires das gentes, são a raiz da cultura de um povo. A recolha e a recriação de temas das beiras estão no cerne do trabalho desenvolvido pelo grupo do Fundão. As vidas do povo da terra e a composição de músicas originais inspiradas no mundo rural da Beira Interior, embora com laivos de alguma contemporaneidade estão presentes nas músicas que nos apresentam. Depois do primeiro álbum do grupo onde se destacaram os dois primeiros originais do grupo “O Carvalhal é Nosso”, em homenagem às “Gentes da Rama do Castanheiro” da aldeia do Souto da Casa, e “Pastor da Transumância”, original apresentado no Chocalhos, em 2011, dedicado aos pastores transumantes, apresenta agora o novo álbum onde o single "Pastora da Serra” será a apresentação do novo disco com a etiqueta Music In My Soul.

Neste novo trabalho houve a necessidade de criar alguns temas originais relacionados com a região ajudando a promover e divulgar a cultura local. O trabalho inclui cinco temas originais, "Pastora da Serra", "Vindima", "Colheita da Cereja", "Anafaia" e "Serra da Gardunha", sendo as restantes recolhas efetuadas na região como o "Terreiro e a Menina do Bailho" (Aldeia Nova do Cabo), "Zamburra não toca" (Zebreira), "Loureiro" (Idanha-a-Nova), "Serrana" (Alcongosta) e uma nova versão do "Pastor da Transumância" cantada pelo Sebastião Antunes dos Quadrilha.