Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

AMDF - 15º Concurso Internacional Cidade do Fundão. 30 JUN a 5 JUL.

De 30 de junho a 5 de julho a Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) realiza a edição 15 do Concurso Internacional Cidade do Fundão.

Estão a concurso quatro variantes: piano; violino; guitarra e canto mas a variante de guitarra vai desdobrar-se em solistas, orquestras e grupos de guitarras. João Correia, diretor da AMDF explica que, apesar dos apelos, não tem sido possível - por questões logísticas - abrir o concurso a instrumentos como violoncelo ou clarinete.

“Tendo em conta os espaços disponíveis no Fundão, só temos uma de duas soluções: ou mantemos esta solução que é o limite do humanamente possível ou pensamos num modelo em que alargamos o número de variantes e realizamo-las em sistema rotativo. De dois em dois anos um bloco de quatro instrumentos e nos outros quatro”.

Quanto ao número de concorrentes, a expectativa é de que “possamos alcançar a fasquia do número de participantes de 2013. O reconhecimento da qualidade pedagógica, exigência e imparcialidade do júri” do evento servem de atrativo aos concorrentes.

No capítulo da orientação do concurso, João Correia explica que “há a preocupação de não mudar o júri de um ano para o outro”. Ainda assim, a edição de 2014 terá um novo elemento na variante de piano. Trata-se do professor e pianista Fausto Neves que é “uma pessoa muito importante na formação no ensino superior no nosso país”.

Da equipa de jurados de piano constam ainda Jorge Moiano; Cristina Margoto; de Bilbau (espanha) virá o professor Agostin Vergara e pela academia estará a professora Tâmara Antontseva. Na guitarra o júri será composto pelo professor Dejan Ivanovich ; o diretor adjunto da Antena 2 João Almeida; Roberto Batista, um jovem enorme qualidade; o professor Rui Gama e pela academia o professor Pedro Rufino. No violino registe-se o regresso do professor Vasco Broco da Orquestra Gulbenkian; a professora Alexandra Trindade; também de Bilbau a professora Maria Carmen Gutiérez; Tiago Neto que pertence à nova geração de melhores violinistas portugueses e Paula Galhano, professora da academia. Quanto ao canto será composto pelos três elementos do ano passado: A diva do canto Elizabete Matos; Dora Rodrigues e Luís Rodrigues que além de ser professor na AMDF faz parte dos elencos do Teatro Nacional de São Carlos.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.