Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Amanhã, ao vivo no "Sons na Serra - Café Concerto", Luís Serra a partir das 22:00h

13938232_817303881702836_1537209688806245589_o.jpg

Natural da Freguesia de São Pedro, Concelho de Manteigas, nasceu a 29 de novembro de 1982, na cidade da Guarda.

Iniciou a vida musical na Escola de Música da Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova, em novembro de 1993, tendo como professor o Maestro José Pereira Dias.

Começou por tocar Clarinete, mas logo o trocou pela Flauta Transversal.

Em outubro de 2001 frequentou o curso de Direção de Banda promovido pelo INATEL, com os professores Francisco Ferreira e José Pedro Figueiredo.

Em 2003 foi nomeado Maestro Adjunto da Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova.

Prosseguiu os seus estudos musicais na Escola Superior de Educação da Guarda, onde terminou a Licenciatura como Professor de Música no ano de 2004.

Desde o ano lectivo de 2004/2005 que é Coordenador e Professor da Escola de Música da Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova.

Entretanto frequentou também alguns cursos de Jovens Músicos promovidos pelo INATEL, e ainda a Escola de Música Pedro Álvares Cabral de Belmonte.

No ano de 2004 fundou a Orquestra de Sopros «Música Nova», assumindo o cargo de Maestro. Em janeiro de 2007 ingressa na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, onde permaneceu até setembro de 2013, tendo saído com o posto de Cabo-Adjunto e recebido um louvor e a medalha de comportamento exemplar grau bronze.

Frequentou no ano letivo 2007/2008 o curso de Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros, ministrado pelo Instituto PIAGET de Almada, onde trabalhou com os maestros: André Granjo, Alberto Roque, Délio Gonçalves, Mitchel Fenell e Félix Hauswirth.

Em março de 2010 frequentou o Masterclass de Direção de Orquestra de Sopros com o Maestro Laurence Marks (E.U.A), que teve ainda a participação especial do compositor Eric Ewazen (E.U.A), promovida pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Entre Março de 2014 e Julho de 2016 frequentou a Academia Internacional de Direção, onde estudou com o maestro Luís Clemente (Direção), com os professores José Miguel Fayos Jordán e Roberto Fiore (Orquestração), e com os professores Paulo Maciel e Jaime Branco (Formação Musical e Treino Auditivo), tendo concluído o Curso Superior em Direção de Orquestra.

Participou em Maio de 2015 e 2016 nos I e II Masterclass Internacional de Direcão com o maestro Colin Metters promovido pela referida Academia, sob a orientação do maestro Luís Clemente.

Nestes anos esteve também presente nas Masterclasses de Direção do Estágio Nacional de Orquestra de Sopros realizado em Portel.

Foi maestro em concerto com a Orquestra de Câmara Bach’us e maestro/director musical em concerto com o Trio Jorge Palma, Quinta do Bill e David Antunes & The Midnight Band, espetáculos realizados com a Orquestra de Sopros «Música Nova».

Na área da composição são já vários os trabalhos apresentados, sendo que uma das suas obras («Do Alto da Estrela»), foi a peça obrigatória para a 3.ª categoria do IV Concurso de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense em 2012.

Tem neste momento contrato de publicação com a editora holandesa Molenaar Edition, tendo esta já editado um CD com o nome «Mountain Moments» (Momentos da Montanha), título de uma das obras deste autor ali publicadas.

Em outubro de 2016 vence o Prémio Musical Padre Joaquim Dias Parente promovido pelo Centro Cultural e Recreativo de Santa Maria - Manteigas, com a obra intitulada «Mountains and Valleys» escrita para Orquestra de Sopros.

A convite da Sociedade Artística e Musical da Bajouca, participou como maestro e compositor num Estágio de Banda realizado em dezembro do mesmo ano, no âmbito do projecto «Jovens Compositores Portugueses».

É professor de Educação Musical na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca na Cerdeira do Côa desde o ano letivo de 2015/2016.

É desde janeiro de 2008, Director Artístico e Maestro da Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense - Música Nova.