Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Morreu Saramago.

Morreu Saramago: a emoção quando viu o filme «Ensaio sobre a Cegueira»

Escritor não escondeu a emoção e transmitiu-a ao realizador Fernando Meirelles

Chama-se «Blindness». A brilhar no ecrã aparecem Mark Ruffalo e Julianne Moore. O filme, realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles, é inspirado no livro «Ensaio sobre a Cegueira», talvez a obra mais aclamada de José Saramago.

Em 1998, o português viu o seu texto aclamado em Hollywood, num tipo de reconhecimento diferente, que não deixou de o emocionar.

Após a conclusão da película, Meirelles reuniu-se com Saramago em Lisboa, numa sessão exclusiva que procurou auscultar a opinião do autor original. O brasileiro contou, na altura, que o escritor assistiu ao filme mudo e sem qualquer reacção. No final da sessão, quando os créditos começaram a aparecer, Pilar del Rio debruçou-se sobre o realizador e agradeceu, emocionada.

O resto são palavras na primeira pessoa, por parte de Meirelles: «Antes de terminar os créditos principais, as luzes do cinema foram acesas, eu ousei olhar para ele, que fitava a tela sem reacção. Toquei no seu braço e disse que ele não precisava falar nada, naquele momento. Ele virou-se para mim, os olhos brilhantes e com uma voz embargada, e disse: Fernando, depois de acabar de ver esse filme, sinto-me tão feliz como quando acabei de escrever O Ensaio Sobre a Cegueira».

 

Uma reacção captada em vídeo:

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.