Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Feliz Dia Mundial da Criança. Música do Zéthoven no Palácio de Belém para assinalar a data.

    

 

O Projecto Zéthoven foi escolhido pela Presidência da República para assinalarr as comemorações do Dia Mundial da Criança, que terão lugar no dia 1 de Junho, no Palácio de Belém.

Cento e sessenta crianças do interior do país vão assinalar comemorações no Palácio de Belém. Programa recheado de música, ateliers e concertos.

 Durante a manhã, a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), entidade que há 10 anos idealizou este projecto, realizará vários ateliers e oficinas que pretendem pôr as crianças presentes – essencialmente da região da grande Lisboa – em contacto com o mundo da música. Às 15 horas, o Grupo de Percussão da ACBI e um coro constituído por 160 crianças oriundas das localidades onde o projecto está implantado (Nisa, Mação, Pinhel, Vila Velha de Ródão, Figueira Castelo Rodrigo) participam num concerto onde serão interpretadas várias peças infantis. Na assistência devem estar mais de 500 crianças oriundas de escolas da zona da grande Lisboa, facto que é sublinhado pelo maestro Luís Cipriano, responsável por este projecto.

“Este convite é o reconhecimento de um trabalho que tem sido feito ao longo dos anos e que nitidamente está a dar frutos. Antigamente, eram as crianças do interior do país que tinham de ir a Lisboa para terem outras oportunidades diferentes, nomeadamente no que concerne ao mundo da música. Agora, somos nós e as nossas crianças que vamos lá para que aquelas crianças tenham essa oportunidade. E, assumidamente, esse facto deixa-nos orgulhosos”, referiu o maestro Luís Cipriano, que às 16 e 30, na sala do Museu da Presidência da República, apresentará o livro “Zéthoven e Beethoven”.

Do programa consta um último concerto, marcado para as 19 horas, onde se espera a presença de mais de 800 convidados, Na primeira parte, serão interpretadas obras infantis pelo Coro e Orquestra Clássica da Beira Interior. Na segunda parte, o programa contempla música sacra com a Orquestra Clássica, os Coros Infantis e o Coro Misto da Beira Interior. O concerto terminará com a “Missa para vozes Lisas”, de Luís Cipriano.

In: JF

 

Um conselho da FRC: Desperte a CRIANÇA que há em si e tenha um dia mais feliz!