Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Primavera Musical - CUARTETO CASALS - Quarteto de Cordas. 29 de Maio, 21h30, Governo Civil de Castelo Branco

Cuarteto Casals


Desde a sua criação na Escuela Reina Sofia de Madrid, em 1997, sob orientação do Professor Antonello Farulli, o Cuarteto Casals rapidamente se afirmou como um dos mais interessantes quartetos de cordas europeus da actualidade. Os seus mestres mais destacados foram Walter Levin, Rainer Schmidt, György Kurtag e o Quarteto de Cordas Alban Berg. Este agrupamento foi premiado em várias competições internacionais, incluindo primeiros prémios no Concurso Internacional de Quartetos de Cordas de Londres (2000) e no Concurso Johannes Brahms (2002). Em 2005 recebeu o prémio da cidade de Barcelona, em 2006 o Prémio Nacional de Música, a mais alta distinção para os músicos em Espanha, e em 2008 recebeu o prestigiante Borletti-Buitoni Trust Award, em Inglaterra.

O Cuarteto Casals apresentou-se em salas tão importantes e prestigiadas como o Wigmore Hall e o Barbican Center, em Londres, Concertgebouw de Amsterdão, Carnegie Hall e Lincoln Center de Nova Iorque, Konzerthaus e Philharmonie de Berlim, Konzerthaus y Musikverein de Viena, Philharmonie de Colonia, Library of Congress, de Washington, Chatelet de Paris e em digressão pela América do Sul, Estados Unidos, Rússia e Japão, bem como nos Festivais de Salzburgo, Lucerna, Santa Fe, Bantry, Schleswig-Holstein e Kuhmo. A sua residência no Auditori, em Barcelona, onde apresenta anualmente um ciclo de concertos, recebeu calorosos elogios da crítica e aplausos do público. O Quarteto Casals acompanhou os Reis de Espanha em visitas de estado oficiais e actuou no Palácio Real de Madrid, tocando os instrumentos Stradivarius da colecção da Família Real.

O Cuarteto Casals grava em exclusivo para a Harmonia Mundi. A sua gravação dos Quartetos e do Quinteto com Piano de Johannes Brahms foi lançada em Agosto de 2008. Trabalhou com importantes compositores europeus, tendo estreado obras de Jordi Cervelló, David del Puerto e Jesús Rueda em Espanha, colaborado com James MacMillan na Escócia, György Kurtág na Hungria, e gravado o quarteto Morphing, de Christian Lauba, a pedido do compositor. Na interpretação de quintetos, colaboraram também com outros importantes músicos, como Elizabeth Leonskaja, Oleg Maisenberg, Claudio Martinez Mehner, Christophe Coin, Thomas Riebl e Michael Collins. São ouvidos com frequência em programas de rádio e televisão e em transmissões ao vivo efectuadas pela Rádio Nacional Espanhola, Radio France, Deutschland Rundfunk, WDR, NDR, SWR, RAI, NPR e BBC.

O Cuarteto Casals lecciona Música de Câmara, desde 2003, na Escuela Superior de Música de Catalunya.

Vera Martínez-Mehner, Violino
Abel Tomàs, Violino
Jonathan Brown, Viola
Arnau Tomàs, Violoncelo

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.