Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Bandas em Concerto - Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos do Soutocico. Cine-Teatro de Estarreja, 21 Fev, 16h00

BANDAS EM CONCERTO 2009/2010

Fundada em 1946 por iniciativa dum grupo de 14 Soutocicenses e o apoio incondicional de toda a população, apresentou-se pela primeira vez em Agosto, na festa em honra do Senhor dos Aflitos no Soutocico, sob a regência do maestro fundador, Afonso Dinis Vieira.
Durante as duas primeiras décadas desenvolveu a sua actividade nos moldes normais para uma colectividade como esta, ou seja, actuando um pouco por todo o país em festas e romarias.
Nos anos 60 passou por uma grave crise de funcionamento devido à guerra colonial e à emigração que motivou uma paragem entre 1966 e 1967. Nos anos que se seguiram manteve a sua actividade nos moldes habituais para a época.
Em 1984 iniciou-se um novo ciclo com a criação da escola de música que foi e continua a ser fundamental para o regular funcionamento da filarmónica. Iniciando-se com 24 jovens entre 8 e 14 anos, rapidamente gerou uma onda de entusiasmo a que levou que não só o número de alunos aumentasse para 37 logo no segundo ano, como motivou o aparecimento de uma Orquestra Juvenil.
Na verdade, por iniciativa do então maestro, José António Faustino, nasceu essa Orquestra, que não só pela originalidade como também pelo nível artístico atingiu assinaláveis êxitos a nível nacional e internacional.
Já na década de 90 essa Orquestra foi sendo integrada na Banda até deixar de funcionar como tal.
Actualmente, a Filarmónica Senhor dos Aflitos do Soutocico conta com 50 elementos, tem a funcionar a escola de música com cerca de 30 alunos assim como uma Orquestra com cerca de 30 elementos, dirigida por um jovem músico da casa e promissor maestro, Filipe Faustino. De salientar a importante colaboração na escola de música dada pelos vários jovens elementos da própria Filarmónica que todos os fins-de-semana se disponibilizam para ensinar música.
Presentemente é seu maestro o Sr. Luís Paulo Salgado e apresentam o seguinte programa:

Joyful Fanfare - Franco Cesarine
Music for a Solemnity - Jan The Haan | Solo: Telma Vieira
New Vilage (Fantasy for Band) - Kees Vlack
 The Saint And The City - Jacob The Haan
Cry Of The Falcon - Kevin Houben | Solos: Ricardo Faustino (Bombardino) e Fábio Carreira (Trompa de Harmonia)
Palha Blanco - Afonso Alves | Solo: João Ferreira (trompete)

Vídeo da peça musical "A Joyfull Fanfarre" em concerto dia
- Capelas Imperfeitas Batalha