Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Bandas em Concerto - Banda Velha União Sanjoanense. 6 Fev, 21h30, Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova. 21 Fev, 15h30 no Auditório da Casa da Cultura de Stª Comba Dão

BANDAS EM CONCERTO 2009/2010

A Banda Velha União Sanjoanense é uma das mais antigas filarmónicas do país. Foi fundada em 1 de Janeiro de 1826 em S. João de Loure - Albergaria-a-Velha com a designação de "Filarmónica de S. João de Loure".

No início actuavam apenas em festejos de índole religiosa.

Em 1908 devido a políticas da época a Filarmónica deu origem à "Banda Nova", que poucos anos durou. A mais antiga passou a designar-se "Velha União".

Em 1930, a Banda ganhou o I Prémio no Certame Nacional de Filarmónicas realizado em Sernada do Vouga tocando primorosamente "O Barbeiro de Sevilha” de Rossini.

Em 1999 foi fundada a Orquestra Juvenil da Banda, criada para responder às preferências musicais dos mais jovens da qual fazem parte actualmente 40 elementos.

Em 3 de Junho de 2000 gravam, pela primeira vez, em CD e cassete. O registo documenta o concerto ocorrido no Cine-Teatro Alba.

Em Agosto de 2000 dão um concerto no "Pavillion Joséphine" em Estrasburgo e são recebidos no Salão Nobre da Câmara de Erstein onde actuaram em conjunto com a Filarmónica "Harmonie Municipal de Erstein".

A Banda Velha União Sanjoanense gravou duas obras para integrarem o CD "As melhores Bandas Filarmónicas da Região - Distrito de Aveiro Sul - Série 2" editado em Julho de 2002.

Gravam novo CD, "O Moliceiro" que contou com a participaçaõ das vozes do Grupo de Cantares Populares da Freguesia de S. João de Loure.

Em Agosto de 2005 regressam a Estrasburgo para um novo concerto no "Pavillion Joséphine".

Hoje a Banda é formada por 65 elementos, possui uma Escola de Música que garante a sua continuidade e conta com monitores executantes da Banda e com 50 alunos distribuídos por 7 classes instrumentais e 5 turmas de formação musical.

 

Programa:

Everest - Jacob de Haan

Marcha Eslava - P. I. Tschaikowsky

Adiós Nonino (solo clarinete: Mafalda Lopes) - Astor Piazzolla

Highlights From (Exodus) - Ernest Gold

Mornas e Coladeras - Afonso Alves

Canções da Tradição - Luis Cardoso

 

Maestro: Arnaldo António Moreira da Costa

 

Veja o vídeo de Adiós Nonino, apresentada no "Festival de Bandas - Filarmonia ao mais alto nível"

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.