Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Bandas em Concerto - Banda do Cercal - 23 Jan, 21h30, Centro Cultural de Celorico da Beira

 BANDAS EM CONCERTO 2009/2010
 
 

Associação Banda do Cercal , foi fundada a 25 de Dezembro de 1903, tendo nascido pela vontade de um grupo de moradores e do empenho de algumas famílias mais ricas desta aldeia, tendo sido o grande impulsionador deste grupo o Sr. Gomes que, movido por um filantropismo assinalável, custeou a maior parte das despesas que a compra dos instrumentos acarretava.
Os documentos mais antigos que chegaram até nós foram os registos fotográficos. Dos escritos não há registo, a que não será estranho o facto de o analfabetismo nesta altura rondar os 90%. Porém a proximidade temporal deste acontecimento permite-nos traçar uma breve história deste importante acontecimento
Com muito esforço e dedicação a Banda do Cercal tem mantido ininterruptamente a sua actividade até aos dias de hoje, com alguns altos e baixos ao longo dos anos, visto deparar-se com algumas dificuldades, nomeadamente de cariz financeiro e, principalmente pelo desentendimento e rivalidade entre duas fracções da população denominadas os “Malhados” e os “Caçoilos” tendo uma delas tentado furtar instrumentos á Banda com intenção de formar um novo grupo. Depois de resolvidas as quezílias entre grupos, a Banda do Cercal retomou a sua actividade e, mais tarde, veio a pertencer à Legião Portuguesa. A participação de grande parte da população na Guerra Colonial, foi outra das grandes dificuldades da Banda do Cercal mas, felizmente, esta Banda nunca interrompeu a sua actividade nem quando o troar dos canhões se sobrepunha ao som cavernoso da tuba.
Actualmente tem em funcionamento uma escola de musica destinada a formar qualquer elemento que deseje vir a integrar a filarmónica, são leccionados todos os instrumentos pertencentes á banda com prévia formação musical. É de salientar que alguns alunos desta escola frequentam já o conservatório, tendo como perspectiva seguir a carreira musical.
A Banda filarmónica tem desenvolvido um trabalho excelente que, para além das deslocações por todo o país, tem participado em vários eventos musicais, nomeadamente com a Federação de Bandas do Distrito de Coimbra, INATEL, Câmara Municipal de Soure, encontros de Bandas em Miranda do Corvo, Amarante, Pampilhosa, Figueira da Foz, Alcáçovas, etc.. É constituída por cerca de 50 elementos com uma média de idades bastante baixa, que varia entre os 10 e os 66 anos, idade que tem actualmente o musico mais idoso.

Programa:

Oregon - Jacob da Haan

Eighties Flash Bach - Paul Murtha

Klarinetten Perlen (solo clarinete: Ivo Cura; Bruno Ribeiro; Hugo Cura) - Franz Wats

Encantos do Minho - Valdemar Sequeira

The Jolly Chimney Sweep (solo tuba sib: Fernando Morgado) - Harm Evers

 

Maestro: Pedro Miguel Aires Conde

 

O vídeo que se segue é a interpretação, por esta Banda, do tema Klarinetten Perlen.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.