Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Bandas em Concerto - Banda Bingre Canelense. Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco, 24 Jan, 21h30.

BANDAS EM CONCERTO 2009/2010 

Fundada em 26 de Março de 1865 pelo Padre Joaquim Domingues da Silva (seu primeiro Professor e Maestro), com o nome de Sociedade Musical União Canelense, nome que manteve até 12 de Abril de 1932, passando depois a denominar-se Banda Bingre Canelense, homenageando o poeta Francisco Joaquim Bingre, conhecido por "O Cisne do Vouga", nascido nesta localidade.
A 6 de Outubro de 1967 com a aprovação dos seus estatutos, adoptou a denominação que hoje mantém: "Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense".
Reconhecida de Utilidade pública nos termos do Decreto de Lei nº460/77, vem prestando à Sociedade Canelense, e Concelhia, a aprendizagem musical a todos aqueles para quem a música tem de fazer parte da sua cultura geral. Desta forma mantém em funcionamento regular, e há mais de 30 anos, a sua escola de música, frequentada por alunos nos vários niveis. A escola de música, além de ser gratuita, é também iniciadora de novos elementos para a Banda de Música, composta actualmente por 60 elementos.
Das fileiras da Banda de Música, "sairam" elementos que se inserem em Bandas Militares das Forças Armadas, em Orquestras, sendo outros, professores de música no Conservatório, na Universidade,ou Maestros, alguns dos quais, independentemente do seu profissionalismo continuam dedicadamente integrados na "sua" Banda.
Este "vírus musical", que passa de geração em geração permite que de uma forma global todas as familias canelenses estejam ligadas à música, garantindo assim a continuidade da Banda Bingre Canelense. Detentora de um passado musical invejável, aos 141 anos de existência, goza do estatuto da mais antiga colectividade do Concelho de Estarreja, e uma das mais antigas do Distrito de Aveiro.
Actua regularmente nas zonas Centro e Norte do País. Tem participado em diversos Festivais de Bandas, sendo de destacar a sua participação em 2003, no XXI Festival de Bandas da Ilha da Madeira, realizado na Ribeira Brava, sendo a única Banda convidada do Continente, assim como a actuação da sua Orquestra Juvenil, em Setembro de 2004, em La Riche - França.

Programa:

Hispânico, Nuno Osório

Cycles and Myths, Nuno Osório Silva

The Merry Widow, Franz Lehar

Abba Symphonic: The Best Of, arr. Michael Zerg

Cantares da Tradição, Luis Cardoso

Bodas de Diamante, Amílcar Morais

 

Maestro: Prof. Nelson Manuel Cruz Aguiar.

 

Fica a peça musical ABBA GOLD interpretada pela Tokio Kosei Wind Orchestra, peça que também consta do nosso repertório.