Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Bandas em Concerto - Associação de Instrução e Recreio Angejense - 16 Jan, 21h30, Cine-Teatro de Pombal

BANDAS EM CONCERTO 2009/2010 

Fundada a 13 de Setembro de 1867, sob o nome da «Philarmónica Angejense», teve nos seus sócios fundadores o apadrinhamento ideal para que retivesse no seu tecido social o fermento que conduziria serenamente até aos dias de hoje. Cada sócio pagou na época 1800 Reis, o que equivalia a 4 libras e ainda mais 800 Reis de luz e papel.
A escritura foi efectuada no Tabelião de Sousa de Paus, lugar pertencente à freguesia de Alquerubim, mas que naquela altura era sede do Concelho de Albergaria-a-Velha.
Os instrumentos para a mesma custearam no Porto a quantia de 400.000 Reis. Este dinheiro foi pedido à Caixa Económica de Aveiro, sendo seu fundador o sócio Manuel Nunes Ferreira Abreu. Como primeiro maestro teve o Padre António Santos, desta Freguesia.
Tendo sido elaborados e aprovados os seus Estatutos em 1909, a Philarmónica Angejense, passou a ser parte integrante de «ASSOCIAÇÃO DE INSTRUÇÃO E RECREIO ANGEJENSE»

Passando por várias casas de ensaio, hoje tem o privilégio de possuir sede própria, a qual foi gentilmente doada pelos sócios beneméritos Manuel da Silva Valente e Judite Rodrigues Martins.
A associação prossegue hoje a sua actividade, mais do que nunca virada para a sua Banda de Música e para a ocupação dos Tempos Livres dos jovens da Freguesia.
Mantém em actividade, uma Escola de Música gratuita, virada para os mais pequenos, onde se ensina solfejo e instrumentos.
Relativamente à Banda de Música, esta conta com 52 executantes, realizando dezenas de actuações anuais em várias localidades de Norte a Sul do País. Ficaram na memória as actuações em Camarate, Murça, Pegarinhos, Régua, Alijó, Tomar, Sobral Monte Agraço, Esposende, Melgaço, Viana do Castelo, Barroselas, Apúlia e Vila do Conde, entre outras.
Pela Banda, passaram vários Maestros, cada um com o seu estilo próprio: Américo Salles Carvalho, Alfredo Lima Sousa, Amadeu Santos, Manuel Maria Pleno, Américo Amaral, Elpídio Fontoura Lima, José Redondo, Manuel Rosado, Miguel Moreira, Delfim, Alberto Branquinho Almeida, , Manuel Mouro, Hernâni Lima, Arménio Sequeira Melo, Benjamim Rodrigues Soares Almeida, José Fernando dos Santos e actualmente José da Rocha Martins.

Programa:

Richmond Avenueb - Eric Swiggers

Oregon - Jacob de Haan

Bachus - Rui Rodrigues

Pilatus: Mountain of Dragons - Steven Reineke

Those Faboulous Oldies - arr. Jerry Brubaker

Bourree - Praetorios; Kenny

Português Cantado - Carlos Marques

Pela Ordem e Pela Pátria - Ilídio Costa

 

Fica um video desta banda interpretando Xutos: Medley, arr. Luis Cardoso

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.