Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Filarmonia das Beiras com "A Criação" de Haydn

A oratória "A Criação" de Joseph Haydn, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, foi a peça escolhida para celebrar o Natal, dia 19, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.


A Filarmonia será dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço em conjunto com o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Este ano passam 200 anos sobre a morte do compositor austríaco e esta oratória de 1797 é considerada "emblemática do património musical europeu".
A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) "abre com o misterioso mundo sonoro de George Benjamin", o concerto de Natal do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, segundo nota da instituição.
A orquestra dirigida por Pedro Carneiro actua dia 23 às 21:00 no Grande Auditório Além desta peça para orquestra de câmara e soprano - Sara Braga Simões - com textos retirados do livro de Wallace Stevens "The Snow Man", a OCP interpretará a Sinfonia 104 de Haydn, estreada em Maio de 1795 em Londres, e encerra com a Sinfonia Italiana de Felix Mendelssohn.
No dia 20, na igreja de S. Domingos ao Rossio, encerra o ciclo de concertos nas igrejas de Lisboa, em que participam os Shout com a convidada especial Mafalda Arnauth.
Ainda na capital, e também dia 20, no Mosteiro dos Jerónimos actuam Os Violinhos. Quarenta instrumentistas entre os sete e os 16 anos interpretarão, entre outras peças, o "Concerto fatto per la Notte di Natale" de Corelli, e o Concerto para dois violinos de Antonio Vivaldi.
Às 16:00 de dia 20, no Campo Pequeno, com o apoio do Teatro São Carlos, realiza-se o espectáculo "Jovens vozes de Lisboa", que conta com a participação de Helena Vieira, Ricardo Soler, Carla Caramujo, Maria Luísa de Freitas e Nuno da Câmara Pereira, sob a direcção de Nuno Lopes.
As receitas deste concerto revertem a favor da Associação Portuguesa de Deficientes.
No mesmo dia, a Igreja Matriz de Olhão acolhe às 21:00 um concerto da Academia de Santa Cecília.
Actuarão cerca de 100 elementos do Coro de Câmara, Orquestra de Cordas e Ensemble Vocal, que interpretarão entre outros, "Natal de Elvas", "Boas Festas", "Celebration Gala" ou "As Quatro Estações".
No dia 23 às 21:30, no Auditório António Chaínho de Santiago do Cacém, haverá uma "Missa Anima" pelo Ensemble Anima, com os corais Harmonia Juvenil, Atlântico e Harmonia.
A Orquestra do Norte encerra a temporada com os tradicionais concertos de Natal em Chaves e em Vila Nova de Foz Côa.
No dia 19, em Chaves, às 21:30 no Centro Cultural, a ONP, sob a direcção de José Ferreira Lobo, apresenta as suites nºs 1 e 2 de "L'Arlesienne", de Georges Bizet, a abertura de "O Morcego", e outras peças de Johann Strauss. O mesmo programa é apresentado no dia seguinte, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa às 21:30.
Música natalícia preenche os programas dos três concertos da quadra em Portimão, no dia 20 às 16:00 pelo Coro de Câmara de Lisboa na Igreja do Colégio, no dia 22 às 21:30 pela Orquestra de Câmara Portuguesa e no dia 23 às 21:30 na Igreja do Colégio pelo Grupo Coral Adágio que apresentará "Concerto de Advento".
(ES)


        In Harmúsica

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.