Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Buraka Som Sistema recebem galardão europeu


Os Buraka Som Sistema, que no ano passado lançaram o primeiro álbum de originais, "Black Diamond", foram uma das 10 bandas ou artistas premiados na sétima edição dos EBBA, a par do belga Milow (pelo álbum homónimo) e o francês Sliimy (autor de "Paint your face").
Completam o grupo de premiados o britânico Charlie Winston (com "Hobo"), o alemão Peter Fox ("Stadtaffe"), os austríacos Soap & Skin ("Lovetune for Vacuum"), a estoniana Kerli ("Love is dead"), a sueca Jenny Wilson ("Hardships"), a holandesa Esmée Denters ("Outta here") e a italiana Giusy Ferreri ("Non ti scordar mai di me").
A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á em Groningen na Holanda, a 14 de Janeiro de 2010, sendo o espectáculo gravado pela estação televisiva holandesa NOS e transmitido dois dias depois em toda a Europa através da rede de estações televisivas europeias da UER. Mariza recebeu o prémio em Cannes por ocasião do MIDEM tendo na altura sido acompanhada pelo secretário de Estado da Cultura, José Amaral Lopes, que era aliás seu “fã” e também pelo ex-presidente da EMI Muisc Portugal, David ferreira.
Uma novidade nesta sétima edição será a introdução da escolha pública: um dos vencedores de 2010 será escolhido pela audiência europeia como a obra musical sem fronteiras mais popular na Europa, tendo para tal lugar uma votação "em linha", no sítio de Internet www.europeanborderbreakersawards.eu, a partir de meados do corrente mês de Novembro até ao final do ano
Os "European Border Breaker Awards" são atribuídos pela Comissão Europeia, em cooperação com a "European Broadcasting Union", a artistas ou a grupos debutantes pelo seu êxito em atravessarem as fronteiras nacionais e atingirem audiências fora do seu próprio país.
Os prémios, explica a Comissão Europeia, destinam-se a estimular a mobilidade dos artistas e a circulação das suas obras na Europa e fora dela, bem como a aumentar a sensibilização e a apreciação entre as audiências musicais para além das suas fronteiras nacionais.
Entre vencedores de edições anteriores dos prémios EBBA contam-se artistas actualmente de renome como Damien Rice, Carla Bruni, Gabriel Rios, Adele, e as bandas The Ting Tings e Tokio Hotel.
Os critérios para a atribuição dos prémios EBBA incluem as vendas do primeiro álbum de um artista ou de um grupo nos estados-membros da UE fora do país de produção durante o ano anterior, informações sobre a difusão radiofónica - todas as estações de rádio públicas dos países da UE comunicam a lista das novas obras musicais mais escutadas -, e a capacidade de execução ao vivo do artista, a sua capacidade de realizar tournées e o êxito alcançado em festivais europeus realizados fora do seu país.

 

In Hardmúsica