Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Santa Bebiana 2009 - 4, 5 e 6 Dez. Paul (Covilhã)

SANTA BEBIANA

Na verdade, pouco se conhece da história da Santa Bebiana nesta vila, resultante de não existir um grande saber popular desta profanidade.
 


 

Infere-se que, é a padroeira do vinho, outrora festejada por pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro. Face à escassez de registos quase inexistentes sobre este evento e avaliar pelo que dizem os mais idosos, os pastores andavam com o gado nos vales do Paul e arredores, colocavam os chocalhos na cintura e, com os ganhões, festejavam junto às pipas de vinho. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o sermão para os “irmãos” e rezava-se o Pai Nosso dos Bêbedos.


PROCISSÃO DE SANTA BEBIANA


A procissão de Santa Bebiana percorre as ruas da Vila do Paul até ao Largo da Praça. Os participantes vão munidos de copo e archote dando vivas à Santa. No meio, o andor com Santa Bebiana, o andor com o pipo e, mais atrás, um burro puxa uma carroça com um pipo que dá de beber a quem tiver sede.

via facebook

 

A festa da padroeira do vinho e dos bebedores é uma festa cheia de animação, artesanato e tasquinhas. E outras surpresas…
Tal como na edição anterior, a VELHA GAITEIRA e os TOK’AVAKALHAR associam-se à festa abrindo a sua tasquinha, desta vez num local diferente do ano passado.

A TOK’A DA VELHA estará aberta nos três dias de festa em sinal de devoção à Santa Bebiana.

Esperamos pela vossa visita.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.