Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Orquestra Metropolitana de Lisboa - Concerto inédito no Gil Vicente, em Coimbra



Sob a direcção musical de Cesário Costa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta hoje, 29 de Outubro, pelas 21:00, obras  Béla Bartók, Sibelius, e outros, sendo as mesmas acompanhadas de comentários de carácter científico que estarão a cargo de Carlota Simões e Amílcar Cardoso.
O concerto realiza-se no âmbito do "Projecto Ciência Viva" e tem como objectivo mostrar as ligações entre a Música como uma ciência e a Ciência propriamente dita, não como Música mas, quem sabe, uma Ciência musical.
Não é segredo para ninguém quer por exemplo a Composição tem em si problemas de Matemática. Não esquecer que João Freitas Branco era um matemático.
E neste espectáculo que será comentado por dois cientistas, Carlota Simões e Amilcar Cardoso  pretende demonstrar-se que tanto na Matemática como nas Ciências Cognitivas, a Música tem um espaço na relação que estabelece com quem a ouve e a sente.
É este o objectivo deste ciclo de concertos. Serão vários os cientistas que trarão ao público curiosidades e descobertas feitas pela Ciência na área da Música.
Esta abordagem pretende despertar nas pessoas o interesse pelo mundo dos sons, um mundo fascinante e com repercussões na mente e na vida de quem os ouve. E são muitas as interrogações que nos assaltam. Nestes concertos pretende-se dar resposta a essas questões e a muitas outras que irão surgindo certamente.

Do programa deste concerto de 29 de Outubro, constam "Abertura da ópera Los Esclavos Felices", de Juan Crisostomo Arriaga, Cinco Andamentos, Op.5 de Anton Webern, de Sibelius poder-se-á ouvir Andante Festivo e Valsa Triste, da Suite Kuolema. Adagio para Cordas de Samuel Barber e Danças Romenas de Béla Bartók encerrarão o concerto que se espera agrade sobretudo pela inovação que apresenta.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.