Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Drª Gabriela Canavilhas já tomou posse como Ministra da Cultura

gabriela-canavilhas.jpg image by VitorM

 

Gabriela Canavilhas já tomou posse

 

 

O XVIII Governo Constitucional de Portugal, liderado por José Sócrates, tomou posse ontem, em Lisboa. Numa cerimónia realizada no Palácio da Ajuda, presidida pelo Presidente da República; Aníbal Cavaco Silva, foi empossada, entre todos os ministros, Gabriela Canavilhas, como nova ministra da Cultura.
 

A pianista Gabriela Canavilhas, voz conhecida do público da Antena 2, sai directamente do cargo de Directora Regional da Cultura dos Açores para o Palácio da Ajuda.

Nascida em Sá da Bandeira (hoje Lubango), Angola, em 1961, Gabriela Canavilhas cresceu nos Açores, em São Miguel e nas Flores, ilhas de origem dos pais.

Quando já tinha completado o Curso Superior de Piano do Conservatório de Lisboa, licenciou-se em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A ministra anunciada deixou para segundo plano, a partir de 2004, a carreira artística que a levara a actuar nos palcos das principais salas de concerto do país e também no estrangeiro. Dedicou-se principalmente, a partir de então, a funções de direcção e de divulgação. Tem gravados sete cds, entre os quais primeiras gravações de obras de compositores portugueses.

Coube-lhe a tarefa da reestruturação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a que presidiu após o afastamento de Miguel Graça Moura.

Gabriela Canavilhas foi assessora do director Regional da Cultura dos Açores, em 1999/2000, e era até agora directora artística do Festival MusicAtlântico dos Açores desde 1999 e membro do Conselho Directivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) desde 2007.

Assumiu a Direcção regional da Cultura dos Açores em 1 de Dezembro de 2008.

Antes de assumir aquele cargo, foi presidente do Conselho Directivo da Academia Nacional Superior de Orquestra e directora pedagógica do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e da Escola Profissional Metropolitana.

 

Votos de uma magistratura rica em acções em prol da Cultura e em especial da Música.

 

Biografia em http://www.musicatlantico.com/html/gabriela/gabriela.htm