Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Ajude menino com doença degenerativa a ter um piano.

 

Ajude menino com doença degenerativa a ter um piano

Veja o vídeo em que Diogo explica a importância que o piano e a música têm na sua vida

Esta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar

Diogo, de 13 anos de idade, sofre de uma doença degenerativa que afeta os músculos, sobretudo das mãos e dos pés. Apesar dos seus desafios diários, Diogo não desiste do seu sonho: ser pianista. Para isso precisa de um piano vertical e conta com a ajuda de quem quiser contribuir.
A doença de que Diogo é portador, conhecida como Charcot-Marie-Tooth, é degenerativa, o que significa que, aos poucos, o atrofio dos músculos poderá tornar-se mais acentuado. Apesar destas limitações, Diogo não desiste de seguir a carreira de pianista (veja no vídeo abaixo uma audição de Diogo no Conservatório). Aliás, o exercício de tocar piano tem ajudado a atrasar o efeito da doença nas suas mãos.
A mãe de Diogo, Susana Moura, explica ao Boas Notícias que o seu filho "tem um piano eletrónico mas para continuar os estudos numa perspetiva profissional terá de ter um piano acústico". Além disso, para atuar terapeuticamente nas mãos o piano acústico também faz diferença já que as teclas obrigam a fazer mais força.



Assim, e para continuar a evoluir na sua ainda jovem carreira de pianista, Diogo - cujo maior sonho é tocar, um dia, com Mário Laginha - pediu um piano vertical à Make-A-Wish Portugal, uma organização que realiza desejos de crianças com doenças que afetam a sua qualidade de vida. Entretanto, o BES CrowFunding aliou-se à causa e divulgou o pedido na sua plataforma de financiamento coletivo.
No vídeo da página de crowdfunding, Diogo afirma que o seu "sonho mais profundo" é tornar-se "músico". "É o que me faz sentir mais feliz", garante. "Toco piano desde os cinco anos e foi o que ajudou a manter as mãos mais saudáveis", explica o jovem, que estuda na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa onde se empenha como pianista e compositor e toca na Big Band Junior do Hot Club.

Susana Moura salienta que, apesar das suas limitações, o seu filho "encara a doença dele de uma forma muito positiva" pelo que deixa um apelo às pessoas "para que ajudem a divulgar a iniciativa ou para que contribuam com um donativo, que não precisa de ser muito elevado, basta um grão!"
A Make-A-Wish Portugal, realiza desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos, com doenças que colocam as suas vidas em risco, levando-lhes um momento de alegria e esperança. Atualmente a Make-A-Wish tem cerca de 70 desejos por realizar sendo um deles o do Diogo.

Clique AQUI para aceder à página do crowdfunding de Diogo.

In: Boas Notícias