Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

20ª Conferência Internacional do IGEB. 12 a 17 JUL. Inscrições Abertas.

 

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 12 – 17 de Julho de 2012

 

O CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) e o INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) estão a promover a realização em Portugal do 20ª Conferência do IGEB - Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (International Society for the Research and Promotion of Wind Music).

Este instituto internacional, sediado na Kunst Universitat Graz (Áustria), promove a investigação sobre práticas musicais com instrumentos de sopro e é um fórum de discussão que reúne investigadores de diferentes áreas como a Musicologia, a Etnomusicologia, a História, a Física/Acústica, para além de congregar também maestros e instrumentistas de sopro.

O congresso, que se irá realizar na Universidade de Coimbra de 12 a 17 de Julho de 2012, terá como principal tema de reflexão o papel das bandas como veículos musicais na fronteira entre a tradição e a arte: On the Border: Bridging the Path Between Tradition and Art.

Além do tema principal, foram aceites trabalhos que abordam a prática musical com instrumentos de sopro, repertório, fabrico de instrumentos, história de práticas musicais ou agrupamentos musicais de relevância internacional, entre outros.

Esta Conferência, e as parcerias entre institutos de investigação ligados à Universidade de Coimbra e à Universidade Nova de Lisboa, que pretendíamos que fosse uma celebração do centenário de nascimento da Professora Doutora Maria Augusta Barbosa (personalidade de incontestável relevância para o surgimento dos estudos musicológicos em ambas as instituições universitárias), transformou-se pelo seu recente falecimento, numa justa e simples homenagem que ambas as instituições pretendem fazer à sua memória.

A ficha de incrição pode ser descarregada aqui e enviada por email para congresso.igeb@gmail.com ou por correio para a morada indicada na própria ficha. Será passado um cerificado de participação a quem assistir a pelo menos 3 dos 5 dias de trabalhos.

Para ficar a conhecer com mais detalhe o programa da Conferência consulte "Programa Provisório" que irá sendo actualizado durante os próximos dias.

Para um melhor enquadramento desta realização consulte "Apresentação"

Para mais informações sobre a conferência contactar a organização através de congresso.igeb@gmail.com
Para saber mais sobre as actividades do IGEB consultar www.igeb.net

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.