Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

Permallets & Permallets Festival Orchestra. 3 SET, 22h00, Cine-Teatro Avenida - Castelo Branco.

 
O concerto é uma repercussão do 4º Estágio realizado na Figueira da Foz, no final de Julho deste ano. Para além do grupo Permallets, actua uma Orquestra constituída por alunos de diversas escolas do país, incluindo Covilhã e Castelo Branco. A direcção é de Cristiano Silva

Bilhetes a 8 euro, à venda no Cine-Teatro Avenida e, também, em linha no sítio do Cultura Vibra Castelo Branco: www.culturavibra.org

PROGRAMA
1ª PARTE
THRILLER Michael Jackson Arr. Cristiano Silva
MEDITATION Massenet Arr. Cristiano Silva
AGAINST ALL ODDS Phil Collins Arr. Cristiano Silva
CHARIOTS OF FIRE Vangelis Arr. Cristiano Silva
SUMMERTIME (versão Voz Solo) George Gershwin Arr. Cristiano Silva
OVER THE RAINBOW Harold Arlen Arr. Cristiano Silva
INVERNO António Vivaldi Arr. Cristiano Silva

2ª PARTE
WHAT I’VE DONE Linkin Park Arr. Cristiano Silva
BOLERO Maurice Ravel Arr. Cristiano Silva
BOHEMIAN RHAPSODY Queen Arr. Cristiano Silva
CORAL Evelyn Glennie Arr. Cristiano Silva
INTERMEZZO George Bizet Arr. Cristiano Silva
PALLADIUM Karl Jenkins Arr. Cristiano Silva

PERMALLETS
É estranho como as coisas começam, é engraçado como se desenvolvem e curiosamente não quero saber se terão fim … Estava destinado que os nossos caminhos se cruzassem naquilo que ainda hoje é uma aventura sem paralelo na vida de um jovem professor como eu. Tudo começou em 2000 quando fui admitido na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa, tendo tudo mudado na vida de um jovem que vivia na Praia da Aguda e que fica nas redondezas do Porto. Passado sensivelmente um mês lembro me perfeitamente do dia em que fui convidado para leccionar Percussão e Música de Câmara no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa.
Não tardou muito para que os jovens Bruno Candeias, João Pereira, Miguel Castro e Luís Silva fossem meus alunos, sendo que também tinha que os acompanhar à Orquestra destinada aos graus que eles frequentavam. Entretanto lembro-me que passava maior parte do tempo a relembrar lhes que a vida de um Percussionista em Orquestra de facto não era das mais agradáveis devido ao tempo que inevitavelmente passamos a “contar compassos de espera”. Passado 2 anos decidi que estes tempos deveriam ser aproveitados de outra forma mais rentável sendo que propus à Direcção Pedagógica que tivéssemos mais tempo de Música de Câmara em virtude dos tempos que perdíamos em Orquestra, pedido que foi aceite. Penso que foi em meados de Dezembro de 2002 que iniciamos aquilo que viria a ser um grupo de Percussão forte, unido, exemplar e criativo. Pouco depois “adoptamos” um novo aluno que tinha demonstrado ter capacidades para poder integrar o grupo sendo ele o Guilherme Figueiredo.  Após estes anos todos continuamos com todas as características atrás referidas podendo adicionar que estamos um pouco mais velhos, mais experientes e mais dotados de capacidade musical e de manuseamento dos instrumentos de Percussão. Nunca descurando os programas curriculares fomos acreditando cada vez mais que era possível termos o nosso próprio público e estilo sendo que num instante começamos a dar os nossos próprios concertos por aqui e por ali. Este grupo ainda me inspirou a que fosse criado um novo grupo de seu nome: 4mallets, tendo em vista poder preparar alunos ainda mais jovens para aquele que é o mundo Permallets. Actualmente o grupo conta com a Bárbara Candeias, Beatriz Sequeira, Ana Vilaça, Maria Dominguez, Pedro Bernardino, Miguel Pavão, Pedro Dias e João Gordon. Os Permallets participaram no 2º e 3º festival de percussão de Setúbal, na Semana Cultural da Jobra em 2008 (Escola Profissional de Jobra) e foram convidados para participar nos Dias da música do CCB, em Abril de 2009. Gravaram em Maio de 2009 o cd Permallets Play Permallets.
Hoje, o nosso curriculum já é um pouco grande e precisaria de mais umas quantas páginas para vos contar todos estes tempos que passei com estes jovens mas será algo que nos ficará para contar para um possível 2º CD… Posso referir que como jovem professor que sou tive a felicidade de ter estes alunos, alunos com quem ainda espero percorrer mais alguns quilómetros para nos podermos unir e tocar seja que obra for ao espírito PERMALLETS.  Naturalmente quero deixar um grande obrigado ao grande legado de  encarregados de educação que estão comigo desde sempre e que sempre acompanharam estes alunos e que em muito colaboraram para que este caminho não tenha fim. O meu sincero obrigado a todos os que nos ajudam e que continuem sempre com este espírito porque nada nem ninguém alguma vez poderá interferir com o caminho dos Permallets.
Um especial agradecimento ao Conservatório de Lisboa que, com todo o apoio, acolhe os Permallets.

Cristiano Silva (maestro e director artístico)