Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

ZéDP - Novo projecto da ACBI financiado pela EDP.

  

Projecto Zéthoven da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) dá origem a um novo projecto: chama-se ZéDP e é uma parceria com a Fundação EDP que vai envolver mais de uma centena de crianças das escolas de Fundão, Covilhã, Silvares, Teixoso, Paul e Tortosendo.

Detectar valores musicais, inserir socialmente através da música e orientar profissionalmente algumas destas crianças são os objectivos traçados pela Associação Cultural da Beira Interior que até ao final do ano vai trabalhar com mais de uma centena de crianças de 27 freguesias dos concelhos da Covilhã e Fundão, naquele que é o maior projecto musical de solidariedade do interior do país.

O público-alvo deste projecto são crianças desfavorecidas, mas nem por isso com menos valor, explica Luís Cipriano, maestro da ACBI.

A ACBI já realizou as audições e das 580 crianças ouvidas, 109 foram seleccionadas. Com o rigor que lhe é característico, Luís Cipriano avisa: tal como acontece na associação haverá regras a cumprir para se manterem no projecto. Uma delas é a assiduidade. Dar habilitações oficiais e prepará-los para a via profissional é o que se pretende com esta parceria. Conseguir colocar seis alunos no ensino superior é o objectivo final deste projecto apoiado pela Fundação EDP.

Dos 70 mil euros atribuídos para o arranque do projecto, mais de metade já foi gasto na compra de 64 instrumentos que serão distribuídos pelas cinco escolas.

O projecto Zédp é um dos 4 projectos aprovados pela Fundação este ano para o distrito de Castelo Branco. Foram ainda contemplados a APPACDM do Fundão com o projecto bombásticos da Arieira, um projecto de formação de um grupo de bombos para 9 jovens e adultos utentes da instituição, o projecto Saúde de Ferro que pretende apetrechar a Associação Sagrado Coração de Maria do Ferro com equipamentos de saúde, meios de diagnóstico e primeiros socorros, e um projecto para a implementação da teleassistência na freguesia de Sto. André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.