Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

António Pinho Vargas. 25 JUN, Cine Teatro Avenida, Castelo Branco.

 
Figura chave da música contemporânea portuguesa, António Pinho Vargas é, sem dúvida, um dos compositores e músicos mais importantes do Portugal pós-25 de Abril. Depois de um interregno de vários anos, regressou aos palcos e gravou o CD duplo “Solo” que obteve excelente recepção crítica, sendo considerado um dos Discos do Ano nas principais publicações. O projecto completou-se com a edição de “Solo II”, um total de 3 horas de música e de 36 temas. Revisitar este repertório era um projecto antigo daquele que é também considerado um pioneiro da improvisação e do jazz em português.
Os concertos a solo - usando algum desse material e zonas de improvisação livre - tornaram-se o modo de apresentação actual de António Pinho Vargas e será esse o caso do concerto a apresentar no Cine Teatro Avenida no próximo dia 25 de Junho, Sábado, pelas 21h30 e que cuja entrada tem o custo de €5,00.

No mesmo dia em "Conversa de Palco", pelas 11h00, também no Cine-Teatro Avenida, tem lugar a apresentação do livro "Música e Poder", de António Pinho Vargas
“Portugal foi excluído das concepções hegemónicas da modernidade elaboradas nos países do centro da Europa (Inglaterra, França, Alemanha). Daqui derivam todas as repetidas introduções de práticas artísticas modernas em Portugal. Só se introduz aquilo que, originalmente, está no exterior. As narrativas da generalidade das artes em Portugal são muito semelhantes às narrativas que especificamente tratam a música portuguesa na medida em que, em cada um dos momentos fundadores de modernidade em Portugal, se referem sempre a um exterior no qual a modernidade “estava”, do qual a modernidade “vem” - e esse exterior é a Europa, a tal Europa hiper-real.
Para Portugal a Europa é um “Outro” (p. 94).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.