Garagem de S. João vai receber a ópera "Viúva Alegre". 4 JUN
Numa iniciativa inédita, a Garagem de São João de Malta vai receber no início do próximo mês de Junho, um espectáculo de ópera.
Inserido no programa dos 50 anos do Conservatório da Covilhã (CC), o conhecido e emblemático edifício da cidade será palco, no dia 4, da ópera “Viúva Alegre”, uma obra de Franz Lehár estreada em 1905, em Viena de Austria e que a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) está a preparar.
O espectáculo esteve inicialmente previsto para o Teatro Cine mas o recente fecho da sala do Pelourinho forçou o CC a encontrar, à última hora, um local com a dimensão adequada a uma produção desta envergadura. Apesar de o espaço não dispor da envolvência habitual a um espectáculo do género, os responsáveis do Conservatório estão confiantes no êxito desta iniciativa sem precedentes.
Desactivado desde há muitos anos, o edifício foi há poucos meses apontado como hipótese para acolher o Mercado Municipal no quadro de um projecto de transferência daquele espaço comercial que no entanto acabou por não se concretizar.
A ópera “Viúva Alegre” será estreada dia 2 em Castelo Branco. Na Covilhã será apresentada no primeiro andar da Garagem de São João.
O programa dos 50 anos do CC destaca-se pela importante componente cultural, teve início no dia 24 de Abril, com o concerto sinfónico da Proclássica e prolonga-se até 17 de Dezembro, encerrando com o bailado “Quebra Nozes". Ponto alto será, ainda, a inauguração, dia 24 de Maio, das novas instalações do CC, no antigo edifício ‘A Colmeia’ (junto a S. João de Malta), que ira denominar-se ‘Plataforma de Artes’ e onde vão decorrer algumas das actividades agendadas para o aniversário. No dia 5 de Junho realiza-se o almoço comemorativo dos 50 anos do CC, no Hotel Turismo, com antigos e actuais alunos, professores, sócios e orfeonistas e amigos do Orfeão e do CC.