Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

"Nós e os Clássicos" - SIC Notícias lança novo programa de cultura.

"Nós e os Clássicos" é o novo programa da SIC Notícias que foi para o ar pela primeira vez no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
É um programa que é apresentado por Filipa Melo, com o patrocínio do Ministério da Cultura e que levará ao telespectador alguns dos clássicos portugueses.

A lírica de Camões, "Húmus", de Raul Brandão, e "Sinais de Fogo", de Jorge de Sena, são alguns dos clássicos portugueses que serão abordados neste novo programa da SIC Notícias sendo que o primeiro, a 23 de Abril, foi dedicado à Poesia Lírica de Luís Vaz de Camões, com comentários de Ana Isabel Buescu e Vasco Graça Moura.

Este é um programa sobre a grande literatura portuguesa… e um clássico é um livro que nunca acabou de dizer o que tinha para dizer”, explicou Filipa Melo hoje à tarde, numa conferência de imprensa realizada na sede da Sic, onde também se encontravam Gabriela Canavilhas, e Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, que inclui aquela estação televisiva, lê-se numa notícia da Lusa. 

A ideia, segundo Filipa de Melo, “foi juntar especialistas e ‘amadores’, aqueles que amam os livros”.

Numa conversa dirigida, mas próxima e informal, dois leitores de excepção, (…) falam do seu gosto por um título clássico da literatura portuguesa, bem como da perspectiva que têm sobre o pensamento e a obra do autor” explicou.

Deste modo teremos professores universitários e pensadores com críticos literários, políticos, humoristas, enfim quem gosta de livros e de falar sobre eles.

Durante os três meses da emissão, passarão pela Sic Notícias programas sobre as obras de Gil Vicente, o “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, “A Queda de um Anjo”, de Camilo Castelo Branco, “Teatro”, de António José da Silva, o Judeu, “Causas da Decadência dos Povos Peninsulares”, de Antero de Quental, e ainda “Viagens na Minha Terra”, de Almeida Garrett.

E também a“História de Portugal”, de Oliveira Martins, “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queirós, e “Sermões”, do Padre António Vieira.

Cada emissão conta com dois convidados e a sua realização é da responsabilidade de Fernando Vendrell e financiado pelo Ministério da Cultura.

Gabriela Canavilhas elogiou a Sic “pela aposta num conteúdo cultural novo”: “Eu contei-os, são 195 minutos, repetidos várias vezes, de tributo à criação, à grande literatura e aos feitos que verdadeiramente promovem a humanidade”.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.