Banda da Peroviseu precisa de novos instrumentos.
A Banda Filarmónica da Peroviseu está a celebrar 120 anos de existência.
Com mais de trinta músicos, alguns dos quais a iniciarem uma carreira na escola de formação, a Filarmónica vive numa sede quase novinha em folha, pois foi inaugurada em 2002, mas gostaria de substituir e modernizar alguns instrumentos. Vontades e desejos deixados à reportagem da Rádio JF nas vésperas da festa de aniversário.
Fundada em 1890 a Banda Filarmónica Perovisience reúne 31 músicos, 85%dos quais com menos de 30 anos. Do conjunto dos praticantes de música, 11 novos talentos estreiaram-se este fim-de-semana nas festas de aniversário.
A centenária banda da Peroviseu está em fase de inscrição na Federação de Bandas Filarmónicas de Portugal, um organismo financiado pelo Inatel.
A Filarmónica da Peroviseu é mensalmente apoiada pela Câmara Municipal do Fundão e faz uma média de 40 espectáculo por ano. São concertos em festas religiosas e outras iniciativas no distrito de Castelo Branco e no concelho do Fundão. Do conjunto de espectáculos realizados, ao longo de uma vida, destaca-se a primeira internacionalização da banda que há 20 anos foi a França para celebrar o 25 de Abril.
In: RJF