Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

III Concerto de Gala - Cidade da Covilhã. Domingo, 31 de OUT , 16h00, Teatro-Cine da Covilhã.

 
A Banda da Covilhã organiza o III Concerto de Gala – Cidade da Covilhã 2010 – 140 anos, domingo, dia 31 de Outubro pelas 16:00 no Teatro-Cine da Covilhã.
Este Concerto tradicionalmente realizado nas vésperas do feriado municipal da Covilhã, tem agenda este ano no final como encerramento das comemorações do 140º Aniversário da elevação da Covilhã a cidade.
Um momento alto, de comemorações, de música, de vida e ao mesmo tempo de cerimónia, onde serão entregues as 5 estrelas (prémios) às 5 belezas naturais do Concelho da Covilhã.
O Concerto de Gala contará com a participação da Banda Sinfónica da Covilhã (que estará em estágio a partir do dia 29 de Outubro), sob a Direcção Musical de Eduardo Cavaco e Reinaldo Guerreiro. Conta com a participação especial do tenor Carlos Cardoso, João Pedro Santos no Clarinete, Coro do Orfeão da Covilhã, Coro da Universidade da Beira Interior e Coro do Orfeão da Liga dos Amigos do Tortosendo.
Quanto ao programa: Abertura Festiva de Dimitri Shostakovitch; Variações da Cármen de Bizet para Clarinete Solo; Candide Overture de Leonard Bernstein; Covilhã 1870 (estreia mundial) de Alain Rosa; Tosca de G. Puccini; Coro dos Escravos do Nabuco de G. Verdi e Pomp and Circunstance de E. Elgar.
Conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã.
Entrada - 5.0€.
Reservas através do telefone: 275 334 440.

Banda Sinfónica da Covilhã

A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006. Resulta de um projecto da Associação Musical Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando no futuro a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior. Com uma média de 100 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país congrega jovens que na sua maioria são estudantes de conservatórios, escolas profissionais de música e alunos do ensino superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos.

Até à presente data já realizou 6 estágios – Dezembro de 2006, Julho de 2007, 2008, 2009, 2010 e Outubro de 2009, tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou um Concerto na Casa da Música do Porto, em 2009 em Zamora (Espanha) e em 2010 em Castelo Branco. Outra particularidade desta Banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de jovens compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais.

Este é um projecto, a qual não podemos ficar indiferentes e que brevemente terá novos desenvolvimentos, porque urge dar uma resposta ao elevado nível de instrumentistas que o nosso país tem vindo a formar nos últimos tempos. Oriundos da Covilhã, ou que passaram pela Covilhã, são já muitos os nomes que por esse mundo fora, elevam o nome desta cidade nos seus currículos.
 
LISTA de Músicos Participantes já Divulgada em: http://bandasinfonicadacovilha.blogspot.com/
 

1 comentário

Comentar post