Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filarmónica Recreativa Cortense

Filarmónica Recreativa Cortense

Cortes do Meio, Concelho da Covilhã, Distrito de Castelo Branco

80 concertos na Casa da Música até ao final do ano.

A Casa da Música (CdM) apresentará 80 concertos, realizará 20 digressões e terá em estreia 11 obras encomendadas entre Setembro e o final do ano, anunciou o director artístico, António Jorge Pacheco.
“É um dos períodos mais intensos em termos de programação desde que a CdM abriu”, classificou, em conferência de imprensa de apresentação da programação dos últimos quatro meses do ano, António Jorge Pacheco.
As digressões começaram no dia 04 de Setembro, em Viena, com aquele que foi o primeiro concerto da Orquestra Nacional do Porto enquanto Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Estrasburgo, Santiago de Compostela, Amesterdão e diversas cidades portuguesas estão no programa das digressões da CdM, destacando-se o concerto que a Orquestra Sinfónica levará ao Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, a 27 de Novembro.
António Jorge Pacheco salientou a programação para marcar o Dia Mundial da Música, bem como o Festival Suggia e as iniciativas previstas para o Natal.
“O Dia Mundial da Música, que será celebrado em dois dias (01 e 02 de Outubro), irá mexer com a cidade”, disse, anunciando que a CdM levará a cabo a iniciativa “Operação Stop”.
Trata-se de “uma operação que envolve o centro comercial STOP, uma das casas da música desta cidade, espontânea, onde pessoas se começaram a reunir (músicos) e deram música aquele centro comercial morto”, acrescentou o director do serviço educativo da CdM, Jorge Prendas.
No dia 01 de Outubro, os músicos irão espalhar-se pela cidade, actuando em locais como “coretos, zonas comerciais, sítios movimentados”, sendo que no dia seguinte, os músicos envolvidos farão uma performance colectiva.
É neste dia que a CdM tem já programado um Clubbing disponibilizando pela primeira vez um bilhete único, que permitirá ao público “usufruir de todas as propostas que, passam por, além das bandas do STOP, Mão Morta, Pop Dell’Arte e, entre outros, TBA.
Ainda em Outubro seguir-se-á o Festival Suggia, entre os dias 08 e 17, onde a CdM sairá para os cafés da baixa da cidade, como o Guarani, o Magestic, o Progresso, o Ceuta e o Três C, apresentando recitais de violoncelo.
Para Novembro está prevista mais uma edição do festival “À volta do Barroco”, com a presença de nomes como Jordi Savall, Orquestra Barroca da União Europeia e a própria Orquestra barroca da casa.
Em Dezembro, no dia 17, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música participa na “fantasia sobre fantasia de Walt Disney”.
Esta iniciativa tem por base a música, tendo a CdM desafiado “pessoas que trabalham na área da animação, como Abi Feijó, a criar novos filmes animados junto da comunidade escolar”, referiu Jorge Prendas.
“São diferentes filmes para seis momentos musicais”, acrescentou o director do serviço educativo.
“Muxima”, uma homenagem ao duo Ouro Negro, bem como concertos de Lloyd Cole e Sérgio Godinho estão ainda na programação para os próximos quatro meses, que aposta num “acréscimo de oferta de música pop/rock”, disse António Jorge.
Na área do serviço educativo, novidade para a duplicação de workshops para bebés, que vão agora decorrer aos sábados e domingos.

In: Harmúsica

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.